Início » Zema preserva favoritismo em MG, aponta pesquisa Datatempo
DestaqueEleiçõesPolítica

Zema preserva favoritismo em MG, aponta pesquisa Datatempo

A+A-
Reset

Nova rodada de pesquisa do instituto Datatempo sobre a disputa ao Palácio da Liberdade mostra que o governador Romeu Zema (Novo) segue como favorito ao governo de Minas Gerais, com 43,5% das intenções de voto. O ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) Alexandre Kalil (PSD), registra 22,8%, seguido do senador Carlos Viana (PL), que aparece em terceiro lugar, com 4,2%. Os demais candidatos somam 5,7%. Brancos, nulos e indecisos atingem 23,7%.

No levantamento anterior, Zema aparecia com 45,7% das intenções de voto. Apesar da leve queda, a vantagem ainda permanece praticamente a mesma. Kalil, na pesquisa passada, registrava 22,9%. As oscilações estão dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Considerados apenas os votos válidos, Zema tem 57,1%, enquanto Kalil aparece com 29,8%. Ou seja, neste momento, Zema seria reeleito em primeiro turno.

Apesar do favoritismo de Zema, vale lembrar que, na menção espontânea, temos muitos eleitores indecisos (61,2%). Na espontânea, Zema lidera com 19,5% e Kallil registra 8,2%.

Num hipotético segundo turno, Zema venceria Kalil por 49,8% a 32,7%. Brancos, nulos e indecisos somam 17,6%.

No recorte por regiões, Romeu Zema vence no interior do estado, com exceção da região metropolitana, onde Kalil leva vantagem.

Na capital e em cidades da Grande Belo Horizonte (MG), Kalil aparece com 43,9% das intenções de voto contra 30,3% de Zema. Já no Sul/Sudoeste de Minas, Zema vence Kalil por 60,7% contra 4,7%. E no Noroeste, Zema também possui larga vantagem sobre Kalil: 60,5% a 7,8%.

O levantamento foi feito entre os dias 30 de abril e 5 de maio deste ano e contou com 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais