Início » Senado discute produção de energia em alto-mar

Senado discute produção de energia em alto-mar

A+A-
Reset
DestaqueInfraestruturaSenado Federal

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal realizou, nesta segunda-feira (9), uma audiência pública para debater sobre a regulamentação da produção de energia em alto-mar. A audiência contou com representantes do governo e da iniciativa privada.

A reunião foi requerida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que também é autor do Projeto de Lei 576/2021, que disciplina a outorga para o aproveitamento de potencial energético offshore. A regra vale para empreendimentos situados fora da costa brasileira, como o mar territorial, a plataforma continental e a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Segundo o relator do PL 576/2021 na CI, senador Carlos Portinho (PL-RJ), “a energia eólica é a bola da vez na matriz energética brasileira”. Mas ele também destacou que o projeto de lei admite a possibilidade de aproveitamento offshore de outras formas de produção de energia.

A única posição divergente a aprovação do PL durante a audiência pública veio do secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Marcello Nascimento Cabral da Costa. Ele lembrou que o Poder Executivo publicou, em janeiro, o Decreto 10.946, de 2022, que trata do aproveitamento dos recursos naturais no mar territorial, na zona econômica exclusiva e na plataforma continental a partir de empreendimento offshore. Para o gestor, uma lei para disciplinar o assunto “não seria necessária” para o início das operações.

Logo após a fala do secretário-adjunto, o senador Jean Paul Prates criticou o decreto e disse que ele confunde muito mais do que ajuda.

Tramitação

O PL 576/2021 aguarda relatório do senador Carlos Portinho. Até o momento, não foram apresentadas emendas. Por ser uma matéria terminativa, após a aprovação na CI a matéria segue diretamente para a Câmara dos Deputados (Casa Revisora) — salvo se for apresentado recurso para votação da matéria no Plenário do Senado.

EnergiaEnergia EólicaJean Paul Prates

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais