Início » SP: Garcia troca o comando das polícias

SP: Garcia troca o comando das polícias

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) decidiu trocar os comandos das polícias Militar e Civil. Vai para a chefia da Polícia Militar (PM) o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que liderava o Batalhão de Choque. Já o novo Delegado-Geral é Osvaldo Nico Gonçalves era até agora responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).

Garcia é candidato à reeleição e pretende anunciar novas medidas na área de segurança nas próximas semanas. Embora haja queda de homicídios, o Estado sofre com a alta de roubos e furtos. O governador assumiu o cargo no início deste mês, após a saída de Doria para disputar a Presidência da República nas eleições de outubro. O cargo de secretário da Segurança, que gere as duas polícias, continua a ser ocupado pelo general João Camilo Pires de Campos.

Entre os desafios de Rodrigo Garcia para reduzir a sensação de insegurança nas ruas, estão frear os crimes patrimoniais, como roubos e furtos de veículos e celulares. Dados divulgados nesta terça-feira pela Secretaria da Segurança mostram que os roubos aumentaram 7,4% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram cometidos mais de 59 mil roubos nas cidades paulistas. Aumento ainda mais vertiginoso aconteceu nos casos de furto: alta de 28% no período, com 132 mil registros.

No último ano, a criação do Pix, ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central, atraiu bandidos pela facilidade de transferências rápidas. O lucro com o Pix fez com que o Primeiro Comando da Capital (PCC) se unisse a quadrilhas de roubos de celulares em bairros nobres da capital. O sequestro-relâmpago também é uma modalidade de crime associada ao Pix.

Outra mudança recente na Polícia Militar paulista foi o uso de câmeras nos uniformes dos agentes, como forma de controlar o uso de força nas ações da tropa. A corporação deve receber até o fim de abril mais 2.556 câmeras operacionais portáteis (Cop), com transmissão em tempo real das atividades diárias da tropa.

De acordo com dados oficiais, a queda de letalidade policial no Estado após a adoção das câmeras foi de 46% na média mensal, comparando o período anterior ao posterior à adoção dos equipamentos.

A redução dos índices de criminalidade é fundamental para as pretensões eleitorais de Rodrigo Garcia, pois o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) será o candidato do bolsonarismo, que possui forte inserção nas polícias militares. Como Garcia e Tarcísio disputam uma fatia similar do eleitorado para chegar ao segundo turno, já que uma das vagas deve ser do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o tema da segurança pública naturalmente estará presente na sucessão estadual.

Governo de São PauloPolítica São Paulorodrigo garcia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais