Início » Falta de acordo mantém vetos à nova Lei das Ferrovias

Falta de acordo mantém vetos à nova Lei das Ferrovias

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaPolítica

Não houve acordo no Congresso para analisar vetos presidenciais a projetos aprovados no Legislativo no fim do ano passado. Entre os vetos, constam dois ao projeto de lei que levou à criação do novo Marco das Ferrovias, transformado na Lei nº 14.273/21.

Os vetos são relativos ao item que dava às atuais concessionárias o direito de pleitear revisão de contrato, caso viessem a perder cargas para as ferrovias implantadas sob autorização, e permitir que estas recusassem transporte de outras empresas.

A permissão para o reequilíbrio dos contratos das concessionárias, no caso de haver ferrovias novas tirando carga delas, foi aprovada no novo marco legal e vetada, a pedido do Ministério da Economia.

No caso do transporte de carga pelas novas ferrovias autorizadas, o Congresso aprovou normas pelas quais as empresas teriam que justificar a recusa de transporte, de acordo com regulamento a ser criado. O Ministério da Infraestrutura pediu o veto.

Há pressão de parlamentares e de setores do próprio governo para que os vetos sejam derrubados. Por falta de acordo, a proposta foi retirada de pauta.

Posição a favor

A Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (Anfa), nova entidade que representa as empresas que vão implantar ferrovias pelo sistema de autorização, defende que seja mantido o veto do presidente Jair Bolsonaro a dispositivos da Lei nº 14.273/21.

A entidade alega que as novas ferrovias não serão donas de cargas, cabendo ao embarcador escolher quem fará o transporte. Além disso, as atuais concessionárias já enfrentam a competição dos caminhões, sendo que os valores cobrados pelo transporte continuam altos. Em nota, a entidade afirmou que não há competição intramodal, indicando que as autorizações ferroviárias seriam uma solução para baratear os custos dos fretes.

FerroviasJair BolsonaroVetos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais