Início » Ministros se filiam ao Republicanos defendendo lema do governo
DestaqueEleiçõesPolítica

Ministros se filiam ao Republicanos defendendo lema do governo

A+A-
Reset

Os ministros Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Tarcisio de Freitas (Infraestrutura) assinaram, nesta segunda-feira (28), a ficha de filiação ao partido Republicanos. Em seu discurso, Tarcísio afirmou que o Republicanos é um “partido de valores e de propósitos”, enquanto Damares defendeu a legenda como inclusiva e que prega valores como “Deus, pátria, família e liberdade”. A ministra disse ainda que a sigla não permitirá violência política contra a mulher, acenando à maior fatia do eleitorado e aquele que mais resiste a Bolsonaro.

A legenda, que chegou a ensaiar um rompimento com o governo, voltou a demonstrar apoio depois que políticos relevantes prometerem ingressar na sigla. A insatisfação foi vocalizada pelo presidente da sigla, Marcos Pereira, num momento em que o PL, partido de Jair Bolsonaro, passou a receber um grande número de aliados de Bolsonaro, enquanto o Republicanos quase não recebeu deputados durante a janela partidária. Manter o apoio do partido, ligado à igreja Universal, é fundamental para que Bolsonaro mantenha também o apoio de uma das suas bases mais importantes, a evangélica.

Após a ameaça de romper o tripé de apoio ao governo no Congresso, nomes como Damares e Tarcísio foram prometidos à legenda. Ambos são vistos como potenciais candidatos, capazes de puxar votos. Outra demonstração da aliança com o partido foi a presença da primeira dama, Michele Bolsonaro, que compôs a mesa do evento de filiação. Também esteve presente o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), que mesmo escanteado pelo presidente já declarou que irá apoiá-lo.

Damares deve confirmar o cargo ao qual vai concorrer até o fim da semana, mas a aposta é de que ela concorra a uma cadeira no Senado, enquanto Tarcisio será candidato ao governo de São Paulo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais