ACM Neto e Lula lideram disputa na Bahia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Pesquisa Genial/Quaest, divulgada hoje (23), aponta que o ex-prefeito de Salvador-BA, ACM Neto (União Brasil), tem uma folgada vantagem na disputa pelo Palácio da Ondina. Nos dois cenários testados pelo instituto, Neto lidera com mais de 60% das intenções de voto.

No primeiro cenário, Neto aparece com 66%. Na segunda posição ocorre um empate entre o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), e o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT). Roma tem 5% e Rodrigues registra 4%. Kleber Rosa (PSOL) aparece com 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 23%.

No segundo cenário, Neto lidera com 69%. Em seguida aparecem Rodrigues (6%) e Rosa (3%). Brancos, nulos e indecisos somam 22%.

Outro dado importante trazido pela pesquisa é que hoje a maioria dos baianos (50%) acha que o senador Jaques Wagner (PT-BA) não deveria ser candidato. Outros 40% entendem que Wagner deveria concorrer. Esses números justificam a desistência de Wagner em concorrer novamente a governador.

Mesmo com Jerônimo Rodrigues sendo associado ao ex-presidente Lula (PT), a liderança permanece com ACM Neto. Nesse cenário, Neto, como candidato independente, ou seja, sem apoiar ninguém na eleição presidencial, lidera com 43% das intenções de voto. Rodrigues, apoiado por Lula, aparece em segundo lugar com 37%. E João Roma, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), fica com 9%. Brancos, nulos e indecisos somam 12%.

A partir da associação de Rodrigues com Lula a tendência é que o candidato petista cresça. Porém, esse crescimento não deve ameaçar o favoritismo de Neto. Nota-se que mesmo com o governo Rui Costa (PT) uma avaliação positiva (ótimo/bom) de 44% e negativa (ruim/péssimo) de apenas 16%, a vantagem na disputa está com ACM Neto, o que pode ser explicado pelo desgaste do ciclo de 16 anos de poder do PT no Estado.

Nas simulações de segundo turno, Neto venceria Rodrigues (72% a 10%) e Roma (72% a 10%).

Em relação à disputa presidencial, o ex-presidente Lula (PT) tem uma folgada vantagem no maior colégio eleitoral do Nordeste. Nos dois cenários testados, Lula lidera com mais de 60% das intenções de voto.

No primeiro cenário, Lula tem 62%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) registra 15%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 5%. O ex-ministro Sergio Moro (Podemos) e o deputado federal André Janones (Avante) aparecem com 3% das intenções de voto cada. E o governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), registra 1%. O governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), não pontuou. Brancos, nulos e indecisos somam 10%.

No segundo cenário, Lula lidera com 64%. Em seguida aparecem Bolsonaro (16%), Ciro (6%), Doria (2%) e Leite (1%). Brancos, nulos e indecisos somam 11%. Nas simulações de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro (70% a 19%), Moro (69% a 15%) e Doria (71% a 9%).

Nota-se que temos uma proporcionalidade nas intenções de voto em ACM Neto para governador e Lula para presidente. Os percentuais de Neto e Lula nas simulações de primeiro e segundo turno para governador e presidente são muito similares, dificultando a disputa para seus adversários.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais