Início » Confirmada filiação de Geraldo Alckmin ao PSB
EleiçõesUrgente

Confirmada filiação de Geraldo Alckmin ao PSB

A+A-
Reset

Depois de muita negociação e intensas conversas, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin irá se filiar ao PSB. O ato foi confirmado ao O Brasilianista pelo presidente do partido, Carlos Siqueira. O evento vai ocorrer em Brasília. A filiação de Alckmin é muito aguardada, já que o político deve ser anunciado como vice na chapa do ex-presidente Lula na disputa presidencial.

A aproximação entre Lula e Alckmin começou em novembro do ano passado. Até então, eles eram considerados adversários políticos e ocupavam na mente do eleitor diferentes espectros. Tanto é que o ensaio dessa aliança provocou reações negativas, principalmente nos grupos petistas.

O objetivo defendido pelos entusiastas da ideia é de se buscar uma frente democrática capaz de unir forças nos mais variados campos que ultrapasse o da esquerda. O que se vislumbra é que a chapa Lula/Alckmin seja capaz de derrotar Jair Bolsonaro no primeiro turno. As pesquisas, porém, mostram um segundo turno como o cenário mais confiável. Bolsonaro que chegou a ficar quase 20 pontos percentuais atrás de Lula, diminuiu a diferença nos últimos levantamentos. O feito é associado ao pagamento do auxilio Brasil de 400 reais e à mudança de tom do presidente, que deixou de criticar a vacina contra a Covid.

Com a filiação de Alckmin, a expectativa é de que, em abril, o PT lance oficialmente a candidatura de Lula. Se a aliança se confirmar, será a primeira vez que os dois políticos serão vistos no mesmo lado da política.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais