No Canadá, ministra da Agricultura diz que o país irá aumentar exportação de fertilizantes para o Brasil

Foto: divulgação/Agência Petrobras

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a empresa Canpotex, que exporta o potássio das duas principais mineradoras do Canadá, pretende aumentar o volume de vendas ao Brasil para além de 4 milhões de toneladas por ano. “Seguimos conversando com diversos fornecedores para que o nosso agro continue garantindo a segurança alimentar para o Brasil e o mundo”, destacou Tereza Cristina

O encontro aconteceu, nessa segunda-feira (14), com representantes de empresas de fertilizantes do Canadá para debater o atual momento por qual passa o setor, com a redução das exportações dos insumos da Rússia e Bielorrussia.

A ministra também se reuniu com os presidentes das empresas Brasil Potash, Gensource, Nutrien, e Fertilizer Canadá, além do Vice-Ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson. Nos encontros, a ministra falou sobre a importância do potássio para a produção de alimentos no Brasil. Tereza Cristina convidou as empresas a investir em projetos no Brasil.

Importação de carne bovina e suína

Ainda na viagem, o MAPA anunciou que com a abertura do mercado canadense para os produtores brasileiros, o Brasil ultrapassou a marca de 200 novos mercados externos para produtos agropecuários abertos desde o início de 2019.

“Tendo presente que o Canadá não tem imposto de importação para suínos, esse é um mercado que pode ir além do market share basileiro. No caso de carne bovina, existe uma alíquota de cerca de 26,5% de importação, mas podemos ter acesso àquele mercado via uma quota da OMC de 76,4 mil toneladas, com tarifa de 0%”, afirmou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro.

 

Colaborou: Daniel Marques

Postagens relacionadas

Lula anuncia medidas para mitigar o aperto fiscal dos municípios 

União Europeia aprova lei de inteligência artificial mais abrangente do mundo

Arrecadação federal atinge maior valor em 30 anos. Saiba como

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais