Início » Moro busca palanque em São Paulo – por Carlos Borenstein

Moro busca palanque em São Paulo – por Carlos Borenstein

A+A-
Reset
ArtigosDestaqueEleiçõesGoverno

O anúncio do deputado estadual Arthur do Val de desistir de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes e se desfiliar ao Podemos após a repercussão negativa de áudio com conteúdo machista que viralizou nas redes sociais acabou deixando o ex-ministro Sergio Moro (Podemos) sem palanque em São Paulo (SP).

Após a desistência de Arthur do Val, Moro sugeriu que a deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, seja a candidata do partido ao governo paulista.

Renata é vista como uma unanimidade dentro do partido e a escolha de seu nome seria uma forma de pacificar a situação no Estado, onde há um embate entre os prefeitos que querem apoiar o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o Movimento Brasil Livre (MBL), que já estuda lançar outro nome próprio ao Palácio dos Bandeirantes.

Nos bastidores, a presidente do Podemos se mostra simpática à ideia, mas diz que só poderá confirmar ou não a candidatura após definir as chapas nacionais. Entre os outros nomes cogitados estão o general Santos Cruz (Podemos) e o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos).

Desde o início da campanha de Moro à Presidência, Renata tem reforçado a importância de ter um palanque em SP, maior colégio eleitoral do país. A escolha pelo nome de Arthur do Val já havia desagradado prefeitos e deputados estaduais do partido. A possibilidade de o MBL indicar um outro nome, como o vereador Rubinho Nunes ou o ex-secretário de Turismo do Rio Cristiano Beraldo, gerou até ameaça de debandada.

Apesar da defesa que Sergio Moro fez da candidatura de Renata Abreu, a presidente nacional do Podemos afirmou que o partido não trata como prioridade ter candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes.

Renata avalia que “um governador não influencia o voto para presidente” e acredita que ter candidato no Estado “não vai fazer diferença nenhuma no processo eleitoral” para Moro. Com Arthur do Val fora do jogo, a expectativa é que o Podemos apoie a candidatura do vice-governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB).

Arthur do ValBrasileleições 2022PSDBSérgio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais