Senador Jean Paul Prates (PT-RN). Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou requerimento de convite ao presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para falar sobre a distribuição de dividendos aos acionistas da empresa (REQ 4/2022).

De acordo com o requerimento apresentado por Jean Paul Prates (PT-RN), que também é relator de propostas que buscam reduzir o alto preço dos combustíveis no país e que podem ser votadas no plenário do Senado nesta quarta-feira (9), foram distribuídos aproximadamente R$ 101 bilhões a acionistas em 2021. O senador argumenta que a política de distribuição de lucros da estatal excede em muito a obrigação legal de 25%.

Foram convidados, além de Luna, o diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores, Rodrigo Araujo Alves, Rodolfo Landim, atual presidente do Flamengo, que foi indicado recentemente para presidir o Conselho de Administração da Petrobras, e ainda a conselheira representante dos trabalhadores da Petrobras, Rosangela Buzanelli Torres.

Não há data marcada para a presença deles na CAE. Por ser convite, Silva e Luna não é obrigado a comparecer, mesmo que com o aval das comissões.

Autor

  • Jornalista pela Universidade Católica de Brasília. Nascida em Brasília-DF, tem passagem como repórter na Rádio Senado. No site O Brasilianista cobre política e economia.