ANTT quer subsídios para norma sobre ferrovias

Foto: Divulgação

 

A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na última semana de fevereiro, a realização da tomada de subsídios destinada a receber contribuições e informações para o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR), que visa ao estabelecimento de normas no âmbito das novas concessões ferroviárias.

O período para o envio de contribuições ao projeto “Regulamentação da prestação de serviço adequado no âmbito das concessões ferroviárias” começou no último dia 3 e vai até 4 de abril (detalhes aqui). De acordo com o gerente de Regulação Ferroviária da agência, Marcelo Amorelli, o trabalho para definir o conceito de serviço adequado das ferrovias mostrou-se necessário diante da nova realidade vivida pelo setor.

Em sua avaliação, os contratos em vigor datam da metade dos anos 1990, quando da privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e do surgimento das novas concessionárias em mãos do setor privado.Os

Amorelli disse que tais critérios são insuficientes para garantir o que a lei de concessões e os próprios contratos exigem em relação à prestação do serviço. Desde 2019, tanto os novos contratos quantos os antigos, se renovados, já estão sendo confeccionados com novas previsões de desempenho por parte dos concessionários, incluindo índices como a velocidade dos trens e a saturação da via.

Segundo Amorelli, a tomada de subsídios vai apresentar à sociedade a AIR elaborada pela agência sobre o serviço adequado, indicando as opções regulatórias estudadas e a escolhida para subsidiar a norma que regulamentará esse serviço.

Futuro das ferrovias

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a tendência é que as ferrovias já concedidas migrem para o sistema de autorização ferroviária, conforme estabelecido na Lei nº 14.273/21. A migração permitirá que as concessionárias construam ou ampliem estradas de ferro por meio das autorizações, disse o ministro em evento promovido pelo BTG Pactual (CEO Conference 2022) em 22 de fevereiro. “A tendência é que a gente tenha agora a migração das ferrovias concedidas para o regime de autorização no futuro pelos mecanismos criados pela lei de autorizações”, disse.

 

Postagens relacionadas

Apib ameaça deixar comissão do STF que debate marco temporal

Mapa declara fim da emergência sanitária de Newcastle no RS

Senado: Dívida dos estados e desoneração podem ser votadas antes do recesso, diz Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais