Início » Alckmin no PSB já é certeza e não depende da federação com PT, diz Carlos Siqueira

Alckmin no PSB já é certeza e não depende da federação com PT, diz Carlos Siqueira

A+A-
Reset
EleiçõesPolíticaUrgente

Em conversa com O Brasilianista, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse que já está sacramentada a ida de Geraldo Alckmin ao PSB para compor chapa com o ex-presidente Lula (PT). Segundo Siqueira, só falta definir a data da filiação. Ele também declarou que, mesmo se a federação partidária entre os dois partidos não avançar, já está certa a união a nível nacional. Siqueira e Alckmin reuniram na manhã desta segunda-feira (7). 

“Ele é nosso candidato a vice. Fica para Lula confirmar. Da nossa parte, não há impedimento nenhum. Não houve exigência nem dele (Alckmin) nem nossa. Ele quer vir e nós queremos que ele venha”, disse o presidente do partido.

Siqueira também demonstrou estar ciente da possibilidade da federação não avançar. Disse que, se o casamento acabar não funcionando, nada impede que tanto Fernando Haddad (PT)  quanto Márcio França (PSB) sejam candidatos, e que Lula tenha dois palanques em São Paulo. Outra opção que é analisada é decidir quem será o candidato a partir de uma pesquisa eleitoral a ser encomendada pelos partidos que discutem a federação.

O PSB é pressionado pelos parlamentares de sua bancada para que a decisão sobre federação com o PT seja tomada rapidamente. Os deputados tem até o final do mês para decidir se mudam ou não de partido.

Entraves na negociação

Além da definição do palanque paulista, a federação do PSB também depende de acordo sobre regras internas. PSB, PCdoB e PV querem normas que garantam a eles mais poder de decisão.

Em documento formulado pelo PSB, a legenda apresentou seis sugestões como forma de consolidar a união, entre elas a garantia de que propostas precisem de, ao menos, 15% dos votos da assembleia da Federação, o que assegura ao PSB mais voz dentro da federação, além de poder de veto. Também foi sugerido que a maioria qualificada dos votos na assembleia corresponda a quatro quintos de seus membros.

Na próxima quarta-feira (9), os partidos se reúnem em Brasília para negociar as demandas. 

eleições 2022federações partidáriasGeraldo AlckminLulaPT

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais