Início » Ipespe: Lula lidera com 43%; Bolsonaro tem 26%

Ipespe: Lula lidera com 43%; Bolsonaro tem 26%

A+A-
Reset
DestaqueEleições

O instituto Ipespe divulgou nesta sexta-feira (25) uma nova pesquisa sobre a sucessão presidencial. O cenário segue inalterado, mesmo com o governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), aparecendo na simulação. O ex-presidente Lula (PT) lidera com 43%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) registra 26%. Na terceira posição os ex-ministros Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estão tecnicamente empatados com 8% e 7%, respectivamente.

Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, cinco pré-candidatos aparecem empatados na terceira posição: o governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB) tem 3%. Em seguida aparecem a senadora Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite, o deputado federal André Janones (Avante) e o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) com 1% das intenções de voto cada um. Brancos, nulos e indecisos somam 9%.

O ingresso de Leite na simulação não altera o cenário-base de polarização entre Lula x Bolsonaro. O ex-presidente e o presidente concentram hoje 69% das intenções de voto. Moro, Ciro, Doria, Simone, Leite, Janones e D’Ávila somam juntos apenas 22%.

Este cenário de consolidação da polarização também pode ser observado na espontânea: Lula (35%), Bolsonaro (25%), Moro (4%), Ciro (4%) e Doria (1%). Brancos, nulos e indecisos somam 30%.

Nota-se que a soma das intenções de voto em Lula e Bolsonaro na espontânea (60%) é parecida com a soma dos dois no cenário estimulado (69%).

Apesar disso sinalizar um voto bastante consolidado, vale registrar que temos 1/3 do eleitorado ainda “sem candidato” (brancos, nulos e indecisos), o que, dependendo do movimento desse contingente em direção a um dos candidatos, pode mexer neste cenário.

O candidato mais rejeitado é Bolsonaro (62%). Em seguida aparecem Doria (59%), Moro (54%), Ciro (44%), Lula (43%), Leite (41%), D´Ávila (37%), Janones (37%) e Simone (36%).

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os possíveis adversários: Bolsonaro (54% a 32%), Moro (52% a 31%), Ciro (51% a 25%), Doria (54% a 18%) e Leite (55% a 17%).

eleições 2022Jair BolsonaroLulaPesquisa eleitoral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais