Início » MCom, Telebras e Viasat assinam carta de intenções para ampliar inclusão digital
DestaqueGoverno

MCom, Telebras e Viasat assinam carta de intenções para ampliar inclusão digital

A+A-
Reset

O Ministério das Comunicações (MCom), a Telebras e a Viasat assinaram uma carta de intenções com o objetivo de aumentar a oferta de conectividade no Brasil e ampliar a inclusão digital e social.

A Viasat está presente no Brasil desde 2018, e é parceira da Telebras na operacionalização do Wi-Fi Brasil, programa do MCom responsável por levar pontos de inclusão digital a mais de 3 mil municípios. A empresa, com a ajuda do Satélite Geoestacionário de Defesa e Telecomunicações Estratégicas (SGDC-1), atinge milhões de pessoas, oferecendo internet de qualidade em escolas, unidades de saúde, comunidades tradicionais e associações comunitárias.

Integram a missão oficial a secretária-Executiva, Estella Dantas, o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra e o presidente da Telebras, Jarbas Valente. Em visita à sede da Viasat, na cidade de Carlsbad, na Califórnia, o grupo participou de reuniões com Mark Dankberg e Rick Baldridge, líderes globais da empresa; e Leandro Gaunszer, diretor Geral da Viasat Brasil.

Reunião Executiva

Na última quinta-feira (17), a comitiva ministerial em viagem à San Diego cumpriu agenda na sede da Qualcomm, empresa fabricante de chips e soluções tecnológicas para comunicação móvel. Na ocasião, uma reunião executiva foi agendada para tratar, entre outros temas, de tecnologia 5G, Metaverso, Internet das Coisas e Open Ran — arquitetura de redes móveis “aberta”, que permite a combinação de soluções tecnológicas.

A reunião executiva é de suma importância para a pasta já que o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), desde o início de 2021, vem trabalhando na Plataforma 5G Br, que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias que compõem uma rede 5G com arquitetura aberta.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais