Início » Exame/Ideia: Lula lidera com 42% e Bolsonaro tem 24%
DestaqueEleições

Exame/Ideia: Lula lidera com 42% e Bolsonaro tem 24%

A+A-
Reset

Com 42% das intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT) lidera a nova pesquisa Exame/Ideia Big Data divulgada nesta quinta-feira (24). O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o segundo colocado com 24%. Na terceira posição estão tecnicamente empatados com os ex-ministros Sergio Moro (Podemos), com 10%, e Ciro Gomes (PDT), que registra 8%. O governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), tem 2%. Os demais pré-candidatos tiveram menos de 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 7%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No segundo cenário, com a presença do governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite, que deve trocar o PSDB pelo PSD nas próximas semanas, o cenário também não se altera. Lula continua liderando com 42%. Bolsonaro registra 27%. Em seguida aparecem Moro (10%), Ciro (8%), Doria (3%) e Leite (2%). Brancos, nulos e indecisos somam 6%.

Na menção espontânea, a sucessão também mostra um quadro de polarização. Lula tem 36%. O segundo colocado é Bolsonaro (22%). Moro tem 5%. E Ciro aparece com 3%. Os indecisos somam 21%. E Brancos, nulos e indecisos registram 12%.

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os possíveis adversários: Bolsonaro (49% a 35%), Doria (51% a 22%), Moro (49% a 33%) e Ciro (47% a 27%).

Os números da pesquisa Exame/Ideia Big Data convergem com o cenário apontado para praticamente todas as sondagens. A única exceção é a pesquisa da Modalmais/Futura, que na terça-feira (23) mostrou Lula e Bolsonaro empatados nos cenários estimulados e espontâneo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais