Início » Santos Dumont será leiloado junto com Galeão, no ano que vem

Santos Dumont será leiloado junto com Galeão, no ano que vem

A+A-
Reset
DestaqueMinistério da Infraestrutura

Após a criação de um bloco de aeroportos para aviação executiva na 7ª Rodada de Leilões do setor, o Ministério da Infraestrutura decidiu fazer a concessão conjunta dos aeroportos Santos Dumont e Galeão, em certame previsto para o próximo ano.

A decisão ocorreu após a operadora RioGaleão, controlada pela Changi, de Singapura, decidir devolver a concessão do terminal ao governo federal. Na quinta-feira (10), a concessionária divulgou nota confirmando que apresentou ao governo pedido de relicitação da concessão aeroportuária, conforme previsto na Lei nº 13.448/17.

A RioGaleão pediu o reequilíbrio “completo”, envolvendo todos os efeitos da pandemia para o contrato inteiro, o que não foi aceito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A concessão do Galeão é de 25 anos (de 2014 a 2039) e a operação é controlada pela Changi desde 2017 (com 51%), tendo a Infraero como sócia (com 49%).

Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, a previsão é que o edital do leilão dos dois aeroportos seja lançado no próximo ano. Somente no Santos Dumont são esperados R$ 1,3 bilhão em investimentos privados durante a duração do contrato. Estudos serão realizados para estimar o volume de recursos necessários para revitalizar o Galeão.

Ao anunciar a decisão do novo formato do leilão do Santos Dumont, o ministro disse que estava sendo criada uma nova rodada (a 8ª). “Teremos agora um mesmo operador para Galeão e Santos Dumont. Isso resolve várias questões e elimina uma série de preocupações que estavam sendo manifestadas pelo setor produtivo do Rio.”

AeroportoInfraestruturaleilãoRio de Janeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais