Início » PoderData: Cresce rejeição a Lula

PoderData: Cresce rejeição a Lula

A+A-
Reset
DestaqueNotícias

Embora entre os principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto o ex-presidente Lula (PT) tenha a rejeição mais baixa neste momento (43%), o índice cresceu cinco pontos percentuais em 30 dias – no levantamento anterior, realizado entre os dias 16 e 18 de janeiro, a rejeição de Lula era de 38%.

O líder da rejeição continua sendo o governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), com 60%. O percentual ficou estável, já que na pesquisa anterior Doria era rejeitado por 59%. O segundo mais rejeitado agora é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Seu índice negativo saltou seis pontos em 30 dias e agora atinge 56%.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por 54% dos eleitores, uma oscilação negativa de dois pontos, percentual que está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. E a rejeição do ex-ministro Sergio Moro (Podemos), que era de 50% em janeiro, permaneceu estável.

A rejeição aos candidatos tem um grande peso nas eleições, principalmente no segundo turno, que é quando o eleitor escolhe o candidato que menos rejeita. Em 2018, a alta rejeição ao PT foi determinante para a vitória de Jair Bolsonaro. Hoje, a rejeição mais baixa de Lula na comparação com seus adversários beneficia o ex-presidente. Porém, caso seu índice negativo continue subindo, a vantagem de Lula poderá diminuir, acirrando a disputa presidencial.

A pesquisa PoderData foi realizada de 13 a 15 de fevereiro de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 243 municípios nas 27 unidades da Federação.

 

Brasilcorrida presidencialeleição 2022Lula

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais