Início » PSDB defende reeleição de Eduardo Leite como governador do Rio Grande do Sul

PSDB defende reeleição de Eduardo Leite como governador do Rio Grande do Sul

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesPolítica

Membros da cúpula do PSDB já pedem, publicamente, que o governador Eduardo Leite dispute a reeleição ao governo do Rio Grande do Sul. Um evento no fim de semana, realizado pelo diretório gaúcho do partido, se tornou palco dessa demanda. O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse que Leite “é convocado pelo seu compromisso com o povo gaúcho”.  A fala foi divulgada em nota oficial da sigla.

A campanha teve o apoio do líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Mateus Wesp, de deputados estaduais e de presidentes dos diretórios temáticos do partido, como o PSDB Mulher e PSDB Diversidade.

A Arko Advice procurou senadores do PSDB para medir como a possibilidade é vista dentro do partido. Para o senador Plínio Valério (AM), que apoiou Leite nas prévias, a disputa pela reeleição é um movimento natural de Leite. “A reeleição é quase que regra”, disse. Já o senador Izalci Lucas (DF), que apoiou João Doria, lembrou que o próprio Leite se comprometeu a não disputar a reeleição, e quebrar essa promessa poderia ser prejudicial à imagem do governador. 

No ano passado, Leite concorreu internamente como pré-candidato à Presidência da República, mas perdeu as prévias para o governador de São Paulo.

Na última semana, ele foi procurado para voltar à corrida presidencial, mas pelo PSD de Gilberto Kassab. Dentro do PSDB, essa possibilidade não é bem vista – é tratada como uma não aceitação da derrota e desrespeito a uma decisão tomada de forma democrática. A possibilidade de reeleição teria o potencial de colocar fim ao desgaste, mas tem algumas barreiras. Uma delas seria conseguir a concordância da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, que chegou a ser apresentada como pré-candidata ao governo estadual.

Empresários

Na última semana, empresários gaúchos ofereceram, em Porto Alegre (RS), um jantar em que pediram a reeleição de Leite. Estiveram presentes no evento nomes como José Gallo, Bruno Zaffari, Carla Tellini, Dody Sirena e Gilberto Petry.

Eduardo Leiteeleições 2022PSDBRio Grande do Sul

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais