Início » Jair Bolsonaro recebe presidente do Peru em Rondônia

Jair Bolsonaro recebe presidente do Peru em Rondônia

A+A-
Reset
Notícias

Na manhã da última quinta-feira (3), houve encontro entre o Presidente da República, Jair Bolsonaro e o Presidente do Peru, José Pedro Castillo Terrones, em Porto Velho, capital de Rondônia. O encontro ocorreu no Palácio Rio Madeira, sede do governo do estado. Foram tratados temas da agenda bilateral, entre eles comércio e acesso a mercados, integração física, cooperação fronteiriça, cooperação em defesa e segurança, cooperação técnica e humanitária e combate à Covid-19.

Já no campo do comércio, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para explorar o potencial de negócios e investimento na fronteira amazônica, além de identificar soluções de transportes que assegurem mais competitividade para os produtos dos dois países. Ainda de acordo com a nota conjunta, os dois países aprovaram medidas que agilizem o trânsito aduaneiro e facilitem a movimentação de cargas e pessoas na fronteira.

Foi também debatida a retomada de operações policiais conjuntas na fronteira, e deve ocorrer assim que houver melhora das condições sanitárias. Para o turismo, foi definida a instalação de um Vice-Consulado do Brasil em Cusco. A repartição vai prestar assistência e serviços consulares aos turistas e comunidades brasileiras. Dos mais de 170 mil brasileiros que visitam o Peru anualmente, quase 75 mil incluem Cusco em seu roteiro.

Como resultado da reunião, foi divulgada uma nota conjunta com 36 pontos que foram discutidos na reunião. Foi reafirmada aliança estratégica entre os dois países, a considerar pelo histórico de amizade, extensa fronteira comum e integração econômica.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais