Início » Plano decenal de energia prevê nova usina nuclear

Plano decenal de energia prevê nova usina nuclear

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

O Plano Decenal de Energia (PDE) de 2031 prevê a construção de uma nova usina nuclear, no Sudeste ou no Centro-Oeste, em local ainda não definido. O plano entrou em consulta pública na semana passada e pode receber sugestões até 23 de fevereiro.

Responsável pela proposta, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) justifica o uso da energia nuclear com o argumento de que “os atributos de confiabilidade de geração, elevado fator de capacidade e livre de emissões de gases causadores de efeito estufa concretizam essa tecnologia como opção na matriz elétrica brasileira”.

O PDE registra que o país conta com expressivas reservas já medidas de urânio, combustível necessário para a operação das usinas e que domina a tecnologia do ciclo desde a mineração até a montagem. E acrescenta: “Há de se ressaltar também o quadro técnico de pessoal com experiência de sucesso na operação e manutenção das usinas de Angra 1 e 2, bem como centros de ensino e pesquisas na área nuclear.”

Pelo que estabelece a Constituição, construir e operar uma usina nuclear é de competência exclusiva da União. O mesmo se aplica à exploração do urânio. Com a crise fiscal, o governo terá de discutir o assunto com o Congresso para que o setor privado possa ingressar no setor nuclear. Detalhes da consulta pública podem ser obtidos aqui.


BrasilEnergia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais