Início » Decreto regulamenta geração eólica no mar

Decreto regulamenta geração eólica no mar

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

O Decreto nº 10.946, assinado pelo presidente da República e publicado na edição extra do Diário Oficial de quarta-feira (25), regulamenta a instalação de parques eólicos no litoral, o que deve acelerar o andamento de projetos de geração dessa fonte de energia.

Propostas em análise no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) totalizam mais de 40 mil megawatts de energia eólica, o que equivale à capacidade de geração da Usina de Belo Monte, no rio Xingu, no norte do Pará, a última grande usina erguida no país, nesse caso, por um consórcio de empresas.

O decreto estabeleceu regras para a exploração energética dos ventos marítimos, prática já explorada em diversos países da Europa, mas que aqui aguardava definições para poder oferecer segurança jurídica aos investidores. Prevê ainda o aproveitamento em águas interiores de domínio da União, no mar territorial, na zona econômica exclusiva e na plataforma continental para geração de energia elétrica dos chamados “empreendimentos offshore” (instalados no mar).

Os projetos atualmente em análise no Ibama somam 3.486 torres com aerogeradores que a serem instaladas no mar. Esses parques estarão localizados nas costas dos seguintes estados, com a distância variando de um a 20 quilômetros do continente: Ceará, Espírito Santo, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Hidrelétricas na Amazônia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu sinal verde para que a Eletrobras e sua subsidiária Eletronorte, que opera na região amazônica, deem continuidade ao projeto de construção de três grandes hidrelétricas na bacia do rio Tapajós, no Pará.

As empresas receberam autorização para a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica nas usinas de Jamanxim, Cachoeira do Caí e Cachoeira dos Patos, cuja produção de energia somaria cerca de 2,2 mil megawatts (MW).


AmazôniaBrasilEnergia EólicaIbama

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais