Início » Programa Serviço Social Voluntário reedita medidas da “minirreforma trabalhista”
DestaqueEconomia

Programa Serviço Social Voluntário reedita medidas da “minirreforma trabalhista”

A+A-
Reset

O governo federal lançou nesta sexta-feira (28), o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário. Trata-se da Medida Provisória do Serviço Social Voluntário e o protocolo de intenções entre o Ministério do Trabalho e Previdência e o Sistema S para a execução do programa e qualificação de trabalhadores, com foco na geração de emprego e renda.

O intuito do programa é aumentar a empregabilidade de jovens adultos e transferir renda por meio de uma bolsa qualificação de meio salário mínimo, além de vale-transporte e seguro de acidente pessoais e, durante um ano, poderão fazer cursos de qualificação pelo Sistema S, composta pelo SENAI, SENAC, SEBRAE e SESI, por exemplo. O programa vai priorizar jovens entre 19 e 29 anos, além de pessoas acima de 50 anos que estão fora do mercado de trabalho há mais de dois anos.

“Esse programa abre uma porta extraordinária. As prefeituras de todo o Brasil poderá receber esses jovens. Eles vão trabalhar meio turno, receber uma bolsa de meio salário-mínimo, vão receber vale transporte e seguro de acidentes pessoais. Durante um ano, eles serão premiados pelo Sistema S brasileiro com mais de 200 cursos de qualificação. O programa cria uma rampa de ascensão social que dá dignidade, trabalho e prosperidade a essas famílias. É uma gigantesca ação em que milhares de prefeituras vão abrir oportunidades para as pessoas”, ressaltou o ministro Onyx Lorenzoni.

De acordo com o governo, as experiências bem-sucedidas do programa serão premiadas para incentivar as boas práticas para outros municípios. O prêmio será implementado por meio de parcerias com outras instituições.

O lançamento do Programa contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele afirmou que, em 2020, o Brasil terminou quase em “zero a zero no tocante ao emprego e desemprego”. E completou dizendo que dará “ênfase total na geração de empregos e no combate à inflação”. Além de ministros do governo estava presente o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.

“Minirreforma trabalhista”

As medidas anunciadas nesta sexta se assemelham àquelas que o governo tentou instituir por meio da MP 1045, em 2022, apelidada de “minirreforma trabalhista”. O texto previa a criação do Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva (Requip), destinado a quem está sem registro em carteira de trabalho há mais de dois anos, a jovens de 18 a 29 anos e a beneficiários do Bolsa Família com renda mensal familiar de até dois salários mínimos. O programa se propunha a cobrir contratos de meia-jornada (4 horas), com o pagamento de meio salário-mínimo, ou seja, cerca de R$ 600 – metade paga pelo empregador e a outra metade custeada pelo Sistema S.

Na época, o programa gerou polêmica e foi acusado de precarizar o trabalho em troca de maior empregabilidade. Além disso, como metade do valor da bolsa seria paga pelo Sistema S, houve resistência da cúpula do SENAI, SESC e SESI. Com essas dificuldades, a MP foi rejeitada pelo Senado em setembro de 2021.

No evento de lançamento do Programa Serviço Social Voluntário, Onyx Lorenzoni disse que foi questionado por entidades sindicais sobre a possibilidade de precarização do trabalho. “Eles já estão precarizados. Vamos permitir que esses filhos do Brasil sejam entregues, como única opção, ao tráfico de drogas?”, respondeu.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais