Início » Ipespe: Pesquisa mostra Moro e Ciro em empate técnico no terceiro lugar

Ipespe: Pesquisa mostra Moro e Ciro em empate técnico no terceiro lugar

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesPolítica

A nova pesquisa Ipespe sobre a sucessão presidencial divulgada nesta quinta-feira (27) reforça o cenário apontado por outros levantamentos sobre a consolidação da polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse momento da disputa. Na terceira posição temos em quadro de empate técnico entre os ex-ministros Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT). Sem Moro, Ciro e o governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), estão em situação de empate técnico na terceira posição.

No primeiro cenário testado pelo Ipespe, Lula lidera com 44% das intenções de voto. Bolsonaro aparece com 24%. Em seguida aparecem Moro e Ciro com 8% cada um. O governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), tem apenas 2%. Os senadores Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) registraram 1% cada. E o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou. Brancos, nulos e indecisos somam 12%.

No segundo cenário testado, sem a presença de Sergio Moro, Lula mantém a liderança com 44%. Bolsonaro aparece em segundo lugar com 26%. Ciro tem 9%. Doria registra 4%. Considerando que a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Doria podem estar tecnicamente empatados.

Simone, Pacheco, Alessandro e D’Ávila contabilizam 1% cada um. Brancos, nulos e indecisos somam 14%.

Nota-se que, sem Moro na disputa, Bolsonaro e Doria ganham dois pontos, e Ciro ganha um. Ou seja, ocorre uma pulverização dos votos dos pré-candidatos do Podemos.

Nos dois cenários a polarização Lula x Bolsonaro não é ameaçada. No primeiro, Lula e Bolsonaro somam 68% das intenções de voto, enquanto todos os candidatos da terceira via juntos têm 21%. No segundo, sem Moro, a polarização fica ainda mais reforçada. Lula e Bolsonaro atingem 70% das intenções de voto enquanto a terceira via soma apenas 13% das intenções de voto.

Lula em vantagem no 2º turno

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os potenciais adversários: Bolsonaro (54% a 30%), Moro (50% a 31%), Ciro (51% a 25%) e Doria (52% a 19%).


Ciro Gomeseleições 2022Jair BolsonaroLulaPesquisa eleitoralSérgio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais