Início » Quanto tempo demora o processo de ingresso na OCDE

Quanto tempo demora o processo de ingresso na OCDE

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaInternacional

O Brasil recebeu, nesta terça-feira (25), a carta-convite para ser um país membro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Contudo, ainda há um caminho a percorrer antes que possa concretizar sua adesão ao grupo internacional.

O processo de ingresso de um país na OCDE varia de duração, mas pode demorar anos, a depender das etapas ainda pedentes de alinhamento com as regras da organização. Países como a Letônia e a Lituânia passaram por processos que levaram apenas meses. Outros países tiveram um processo mais demorado.

A nação que ingressou mais recentemente na OCDE, a Costa Rica, foi formalmente convidada a participar do grupo em maio de 2020 e teve a adesão concretizada em maio de 2021. Já o processo de acessão da Colômbia levou o dobro do tempo — a carta-convite foi enviada em maio de 2018, mas o país se tornou membro em abril de 2020.

Como é o processo

Após o convite oficial, é iniciado um processo de diversas etapas. Primeiro, é desenvolvido um roteiro de adesão, chamado de “roadmap“. Esse primeiro documento tem caráter totalmente técnico. O documento deve detalhar as metas que devem ser atingidas para que o país seja aceito pela OCDE, quais os comitês que devem analisar a entrada do país e a agenda de reuniões para entrega de informações.

O roadmap também deve fazer uma estimativa de custos e indicar o total de recursos necessários para o processo de adesão – sendo responsabilidade do país em análise cobrir esses custos.

Em seguida, são avaliadas questões políticas relacionadas ao ingresso do país na OCDE, como a análise de problemas relacionados às leis vigentes, à democracia e ao respeito aos direitos humanos.

Só depois dessa etapa, a adesão do país à OCDE será analisada por comissões que discutem o desempenho do candidato em temas como meio-ambiente, saúde pública e o combate à corrupção.

Uma vez que todos os comitês técnicos tenham concluído suas revisões, uma decisão final deverá ser tomada por unanimidade de todos os países membros no Conselho da OCDE.


BrasilOCDE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais