Início » Combustíveis: Relator de projeto do fundo de estabilização critica PEC do governo

Combustíveis: Relator de projeto do fundo de estabilização critica PEC do governo

A+A-
Reset
EntrevistasPolíticaSenado FederalUrgente

A PEC prometida pelo governo para permitir que impostos sobre os combustíveis sejam zerados tem pouca chance de avançar, avalia o senador Jean Paul Prates (PT-RN). Ele é relator do Projeto de Lei 1472/2021, que tramita no Senado e trata do fundo de estabilização dos combustíveis.

A PEC prometida por Jair Bolsonaro teria dois objetivos: autorizar o governo a zerar os impostos federais sobre esses produtos e dar autorização para que governadores diminuam o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sem precisar de uma fonte de compensação.

“As estimativas são de perda de R$ 65 bi em receitas. Não vai encontrar apoio na direita fiscalista, nem na esquerda que enfatiza a rediscussão do modelo do PPI e da privatização mascarada da Petrobras”, avaliou, em entrevista à Arko Advice.

Na visão do senador, a proposta tem o objetivo de transferir a responsabilidade pelos altos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. “O governo se nega a encarar as questões estruturais, inventa soluções impraticáveis que sabe que não vão se concretizar, e depois põe a culpa no Legislativo, Judiciário. Sempre a culpa é dos outros”, disse.

Saiba mais:

Segundo Jean Paul, o projeto relacionado ao fundo de estabilização ainda deve sofrer modificações porque são negociadas as fontes de recursos. Ele defende que o PL tem boa aceitação. “Recentemente até o Henrique Meirelles apoiou o mecanismo, o que demonstra que não há radicalismo algum. Devemos avançar na matéria no começo de fevereiro”, pontuou.

Confira a entrevista completa:

Como o senhor avalia essa ideia do governo de propor uma PEC para tratar do preço dos combustíveis, zerando impostos federais?

 Mais do mesmo. O governo se nega a encarar as questões estruturais, inventa soluções impraticáveis que sabe que não vão se concretizar, e depois põem a culpa no Legislativo, Judiciário, sempre a culpa dos outros. Até agora o governo não se movimentou para dialogar no âmbito do PL 1472/2021, de criação de mecanismo de contenção da flutuação dos preços. Descartou a proposta da monofasia contida no PLP 16/2021 em prol de uma solução flagrantemente inconstitucional de controlar a tributação do ICMS nos Estados. Nada que o governo apresenta possui credibilidade.

 Essa proposta tem chance de avançar

 Pelo que venho ouvindo de pares e de outros atores do setor, acho bastante difícil. As estimativas são de perda de R$ 65 bi em receitas. Não vai encontrar apoio na direita fiscalista, nem na esquerda que enfatiza a rediscussão do modelo do PPI e da privatização mascarada da Petrobrás.

A apresentação dessa PEC pode atrapalhar o andamento dos demais projetos que tratam de combustíveis, como aquele que o senhor é relator?

 Até que seja apresentada uma proposta mais robusta, que tenha alicerce no mundo real, não vejo como impactar. O que fica é a sinalização péssima de que o governo só se interessa em fazer marketing de redes sociais, e não se empenha em resolver os problemas do Brasil. Nunca se viu governo tão satisfeito em ser inoperante.

 O senhor avalia que a proposta do fundo de estabilização tem apoio para ser aprovado?

 Entendo que a filosofia da proposta tem bastante apoio. Estamos na fase de ajustes sobre as fontes para o financiamento extraordinário do programa, para amaciar os solavancos. Há parlamentares que preferem e rejeitam fontes específicas, mas o sentimento é de que a situação dos preços como está não dá para ficar. Recentemente até o Henrique Meirelles apoiou o mecanismo, o que demonstra que não há radicalismo algum. Devemos avançar na matéria no começo de fevereiro.


CombustíveisJean Paul Pratespreço da gasolinaSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais