Início » PT e PSB vão pedir mais prazo ao TSE para negociar federação partidária

PT e PSB vão pedir mais prazo ao TSE para negociar federação partidária

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesPolíticaUrgente

Durante a reunião sobre a possibilidade de formarem uma federação partidária, PT e PSB anunciaram que vão entrar com um recurso no TSE para pedir mais prazo para a discutir a união. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (20) na sede do PSB, em Brasília. O PT foi representado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann e pelo deputado Paulo Teixeira. Já o PSB era representado pelo presidente Carlos Siqueira, o candidato a governador de São Paulo, Márcio França e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Em dezembro, o TSE definiu que os partidos devem oficializar eventuais federações partidárias até 1° de março, encurtando em três meses o prazo disponível para negociação. “O tempo da política não pode ser ditado pelo tempo burocrático do TSE”, reclamou Gleisi Hoffmann.

De acordo com Márcio França o prazo mais curto inviabiliza a federação.

Geraldo Alckmin

Os presidentes do PSB e do PT também comentaram as negociações para que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, concorra como vice de Lula.

Segundo Carlos Siqueira, presidente do PSB, tudo indica que o  Alckmin deve disputar as eleições filiado ao PSB. Contudo, destacou que a escolha do candidato a vice cabe ao PT.

Siqueira também justificou a aliança com o dissidente do PSDB, que vem sendo criticada por militantes da esquerda. “Temos a necessidade de ampliação ao centro, para a vitória nas eleições e para criar uma nova realidade política no país, por isso aceitamos a possibilidade de filiação mesmo sabendo que Alckmin não é socialista”.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu a construção de uma frente de esquerda, incluindo uma união com o PSOL, mas que se estenda também a partidos de centro. Disse, por exemplo, que já se encontrou com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

“Também conversamos com o centro. Já nos reunimos com o Kassab, mas respeitamos as decisões dos partidos. Kassab tem dito que vai insistir em ter um candidato à Presidência, o Rodrigo Pacheco”, declarou a presidente do PT.

Prioridades

Às vésperas da reunião, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira em entrevista para o Correio Braziliense disse o PT deveria escolher a sua prioridade.

“É disputar com o seu principal aliado, na esquerda, os governos estaduais, ou se é conquistar a Presidência da República. Nós estamos dispostos a colaborar com a eleição de Lula, mas também queremos que o PT esteja disposto a colaborar com as nossas candidaturas e é disputar com o seu principal aliado, na esquerda, os governos estaduais, ou se é conquistar a Presidência da República. Nós estamos dispostos a colaborar com a eleição de Lula, mas também queremos que o PT esteja disposto a colaborar com as nossas candidaturas”, disse Siqueira.

Colaborou: Marília Ribeiro


BrasilEleiçõespolíticaPSBPT

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais