Início » Federação partidária de esquerda vive momento de incerteza

Federação partidária de esquerda vive momento de incerteza

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A possibilidade de uma federação de partidos de esquerda está passando por momentos de incerteza. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, fez hoje uma série de reclamações sobre o processo.

“A situação exige que o PT escolha qual é a sua prioridade: se é disputar com o seu principal aliado, na esquerda, os governos estaduais, ou se é conquistar a Presidência da República. Nós estamos dispostos a colaborar com a eleição de Lula, mas também queremos que o PT esteja disposto a colaborar com as nossas candidaturas”, disse, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

Em seguida, publicou no Twitter: “A criação de uma federação é mais complexa para partidos grandes e médios. Merece reflexão até pelas implicações nas candidaturas de 2022. O tema ainda está sob avaliação no PSB. O partido tem candidatos fortes em vários estados e acredita na viabilidade eleitoral desses nomes”.

PT e PSB enfrentam dificuldade na negociação dos candidatos a governos estaduais. O principal, mas não único, entrave é a definição em São Paulo. Petistas querem que Fernando Haddad concorra a governador enquanto PSB não abre mão da candidatura de Márcio França.

Além de São Paulo, não há acordo em relação a candidaturas em Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Acre.

Vale destacar que, apesar dos entraves, a possibilidade de união entre PSB e PT ainda não está enterrada. De olho na visibilidade que o palanque de Lula pode dar aos candidatos ao Congresso, a bancada do PSB tenta reavivar a discussão. Segundo o líder Bira do Pindaré (MA), os deputados procuram formas de fortalecer Carlos Siqueira na negociação com o PT.

É natural que o momento seja de negociação. Mesmo partidos menores que avaliam a federação, como o PCdoB e o PV, fazem exigências. Receosos de serem engolidos por uma federação capitaneada por um dos partidos com maior representação no Congresso, o “nanicos” buscam formas de garantir, no estatuto da federação, que tenham voz nas decisões internas do grupo.


Carlos SiqueiraFederação partidáriaPSBPT

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais