Pesquisa mostra Lula na frente no segundo turno em todos os cenários

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12) mostra um cenário favorável ao ex-presidente Lula (PT) na corrida pela Presidência da República. Lula lidera com 45% das intenções de voto. O segundo colocado é o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 23%. 

Na terceira posição, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, estão tecnicamente empatados os ex-ministros Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT). Moro registra 9% enquanto Ciro aparece com 5%.

O governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), tem 3% e a senadora Simone Tebet (MDB) soma 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somam 12%.

Apesar da polarização Lula x Bolsonaro ser o cenário base hoje – as intenções de voto no ex-presidente e no presidente somam 68% – este cenário ainda não é definitivo. De acordo com a pesquisa, quando os entrevistados são questionados sobre o preferem que vença nas eleições, 44% citam Lula. 26% mencionam “nem Bolsonaro, nem Lula” e 23% citam Bolsonaro.

Lula venceria rivais no 2º turno

Nas simulações de segundo turno, o ex-presidente Lula aparece à frente de todos os possíveis adversários: Bolsonaro (54% a 30%), Moro (50% a 30%), Ciro (52% a 21%), Doria (55% a 15%) e Pacheco (57% a 14%).

Outro aspecto importante revelado pela sondagem envolve a percepção sobre o principal problema do país. Embora a economia ainda lidere, o percentual que era de 48% em novembro caiu para 41% em dezembro e agora atinge 37%. 

Por outro lado, aumentou a preocupação com a saúde/pandemia, que passou de 17% em novembro para 19% em dezembro e agora atingiu 28%.

A redução da preocupação com a economia pode ser atribuída ao pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 400,00. 

Já o aumento da preocupação com a saúde/pandemia está ligado ao aumento da contaminação pela covid-19.


Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais