Início » Pesquisa mostra Lula na frente no segundo turno em todos os cenários

Pesquisa mostra Lula na frente no segundo turno em todos os cenários

A+A-
Reset
PolíticaUrgente

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12) mostra um cenário favorável ao ex-presidente Lula (PT) na corrida pela Presidência da República. Lula lidera com 45% das intenções de voto. O segundo colocado é o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 23%. 

Na terceira posição, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, estão tecnicamente empatados os ex-ministros Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT). Moro registra 9% enquanto Ciro aparece com 5%.

O governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), tem 3% e a senadora Simone Tebet (MDB) soma 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somam 12%.

Apesar da polarização Lula x Bolsonaro ser o cenário base hoje – as intenções de voto no ex-presidente e no presidente somam 68% – este cenário ainda não é definitivo. De acordo com a pesquisa, quando os entrevistados são questionados sobre o preferem que vença nas eleições, 44% citam Lula. 26% mencionam “nem Bolsonaro, nem Lula” e 23% citam Bolsonaro.

Lula venceria rivais no 2º turno

Nas simulações de segundo turno, o ex-presidente Lula aparece à frente de todos os possíveis adversários: Bolsonaro (54% a 30%), Moro (50% a 30%), Ciro (52% a 21%), Doria (55% a 15%) e Pacheco (57% a 14%).

Outro aspecto importante revelado pela sondagem envolve a percepção sobre o principal problema do país. Embora a economia ainda lidere, o percentual que era de 48% em novembro caiu para 41% em dezembro e agora atinge 37%. 

Por outro lado, aumentou a preocupação com a saúde/pandemia, que passou de 17% em novembro para 19% em dezembro e agora atingiu 28%.

A redução da preocupação com a economia pode ser atribuída ao pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 400,00. 

Já o aumento da preocupação com a saúde/pandemia está ligado ao aumento da contaminação pela covid-19.


Bolsonaro e Lulaeleições 2022Pesquisa eleitoral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais