Início » Novo marco ferroviário fechou o ano com 60 pedidos
DestaqueEconomiaNotícias

Novo marco ferroviário fechou o ano com 60 pedidos

A+A-
Reset

O Ministério da Infraestrutura registrou, até 31 de dezembro, 60 pedidos de grupos privados para a construção de novas ferrovias e quatro pátios ferroviários. Os novos trechos somam 15 mil quilômetros – o equivalente à metade da atual malha existente no país – e os investimentos totais devem ultrapassar R$ 180 bilhões.

Os pedidos foram feitos obedecendo ao novo Marco Legal das Ferrovias, aprovado no Congresso e sancionado no dia 23 de dezembro passado pelo presidente da República. O novo marco derivou do PLS nº 261/18, de iniciativa do senador José Serra (PSDB-SP).

Os pedidos de autorização para a implantação dos novos trechos partiram de 22 empresas tendo como origem e destino 15 estados, além do Distrito Federal: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Bahia, Tocantins, Pará e Roraima.

Os grupos interessados incluem operadores de logística, mineradoras, concessionárias de ferrovias e fabricantes de celulose. Os pedidos foram apresentados após a edição da Medida Provisória nº 1.065, em 30 de agosto do ano passado. Posteriormente, a MP foi substituída pelo Projeto de Lei que tramitou no Senado sob o nº 261/18 e, na Câmara, sob o nº 3.754/21.

Até o momento, o governo já autorizou nove pedidos, que tramitaram por todas as etapas previstas para a obtenção da licença. Tais projetos envolvem R$ 50,3 bilhões de investimentos e a implantação de 3.506,79 quilômetros de trilhos. Mais quatro propostas já foram aprovadas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e agora aguardam a deliberação do ministério.

Trilhos da Fiol

No mês passado foi desembarcado no porto de Salvador o último dos três carregamentos de trilhos importados da China a serem utilizados no segundo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia. Foram 64 mil toneladas de trilhos, que chegaram entre outubro, novembro e dezembro, e foram levados em carretas até o canteiro de obras, no oeste baiano.

Esse segundo trecho da Fiol, entre Caetité e Barreiras, de 485 quilômetros, está sendo executado por um Batalhão de Engenharia do Exército. A importação dos trilhos foi feita pela Vale na modalidade de investimento cruzado, como parte do pagamento da outorga pela renovação da concessão de suas ferrovias, a Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás.

O terceiro trecho da Fiol, entre Barreiras e Figueirópolis (TO), no entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, teve sua autorização pedida pela concessionária Rumo, de acordo com o novo marco regulatório do setor. São 500 quilômetros que futuramente vão completar a ligação entre o centro produtor de grãos de Mato Grosso e o porto de Ilhéus, no sul da Bahia.

A Fiol fará conexão com outra ferrovia cujas obras iniciaram há dois meses, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), cujo primeiro trecho localiza-se entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). As obras estão sendo executadas pela Vale, também no modelo de investimento cruzado.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais