Início » Mercado de games resiste à crise e segue em aceleração
DestaqueEconomia

Mercado de games resiste à crise e segue em aceleração

A+A-
Reset

Apesar da crise econômica decorrente da pandemia de covid-19, o mercado mundial de videogames seguiu crescendo em 2021. De acordo com a empresa de análises Newzoo, o setor subverteu a expectativa inicial, que era de menor crescimento em 2021 em relação a 2020. O levantamento estima que o setor teve uma receita que passa dos US$ 180 bilhões, um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior.

“Começamos o ano pensando que seria impossível para o mercado ter o mesmo crescimento de 2020, já que atrasos nos lançamentos de jogos da categoria AAA (classificação de jogos que demandam grande orçamento das empresas) e a escassez contínua de fornecimento de novos hardwares deram às pessoas pouca oportunidade de gastar”, explica o chefe de relatórios da Newzoo, Tom Wijman.

Em 2021, todo o setor de equipamentos eletrônicos sofreu com a escassez de chips de computador, que levou, inclusive, ao fechamento de montadoras de veículos.

A receita do setor de jogos eletrônicos deve-se ao crescimento no número de jogadores, principalmente no mercado asiático. No total, esse mercado foi alimentado por 3 bilhões de consumidores, crescimento de 5,3% em relação a 2020. (Saiba mais)

Mobile lidera o mercado

A maior parte da receita veio do mercado de jogos para aparelhos celular e tablets (mobile), que já representam 52% dos ganhos do setor — US$ 93 bilhões estimados em 2021. Em seguida vem o mercado de jogos com consoles (Playstation, X-box, Nintendo Switch, etc), com faturamento estimado de US$ 50 bi. Por último, o mercado de jogos para computador teve receita estimada em US$ 36,7 bi.

Aquisições, fusões e IPOs nos games

O estudo da Newzoo também destaca que o mercado de jogos eletrônicos em 2021 foi marcado por grandes operações de M&A (aquisições e fusões), e aberturas de novas empresas para o mercado de ações, os chamados IPOs. É o caso da compra da ZeniMaz pela Microsoft. Além disso, a ByteDance, empresa dona do TikTok, reforçou sua unidade de games ao comprar o estúdio de jogos Moonton.

Entre as empresas que abriram capital em 2021, está a Roblox, que ultrapassou a avaliação de US$ 40 bilhões em valor de mercado.

A pesquisa também destaca que, apesar das dificuldades no fornecimento de novos consoles, o PlayStation 5, da Sony, e o Xbox Series X|S, da Microsoft, estão registrando vendas maiores do que os consoles que os antecederam.

Também se destaca o crescimento das receitas provenientes do mercado dos jogos em nuvem, que também impulsiona o mercado da internet 5G, e do aumento do público de esportes eletrônicos (e-sports).

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais