Mercado reduz expectativa para o crescimento do PIB em 2022

Foto: Divulgação

O primeiro Boletim Focus divulgado em 2022 pelo Banco Central (BC) mostra uma redução da expectativa do mercado em relação ao crescimento da economia brasileira. A estimativa, que há 4 semanas era de crescimento de 0,51% no Produto Interno Bruto (PIB), agora é de 0,31%.

A pesquisa também mostra que o mercado espera uma inflação acima da meta em 2022. A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o ano é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficassem em 3,50%. O chamado “teto da meta”, ou seja, o máximo de inflação considerada aceitável, é de 5%. Contudo, o Boletim Focus mostra que a expectativa média do mercado é que a inflação fique em 5,03% em 2022.

Já em 2021, o Brasil deve estourar a meta da inflação. A expectativa é que seja calculada uma inflação de 10,01% para o ano passado, quando o teto da meta era de 5,25%.

Assim, o presidente do BC terá que publicar uma carta aberta ao Ministro da Economia descrevendo o que levou ao descumprimento da meta e o que será feito para devolver a inflação aos limites estabelecidos.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais