Início » MCom planeja instalar 770 km de fibra óptica sob o Rio Amazonas em janeiro

MCom planeja instalar 770 km de fibra óptica sob o Rio Amazonas em janeiro

A+A-
Reset
EconomiaPolíticas PúblicasUrgente

Como parte do programa Norte Conectado, o Ministério das Comunicações (MCom) planeja concluir no ano que vem a instalação da “Infovia 00” que conectará Macapá (AP) às cidades paraenses de Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer. Para isso, em janeiro, deve lançar 770 quilômetros de cabos de fibra óptica no leito do Rio Amazonas. O material para a instalação chegou ao Brasil em setembro.

A pasta também iniciou estudos para implantação da “Infovia 01” que interligará Santarém a Manaus, passando por outros nove municípios nos estados do Pará (Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa) e do Amazonas (Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes). A expectativa é, ainda em 2022, no último trimestre, efetuar o lançamento do cabo subfluvial da “Infovia 01”. O projeto tem extensão total de 12 mil quilômetros.

Já no projeto Nordeste Conectado, estão cumpridas 64% das atividades para implantação da rede troncal que irá interligar 19 cidades da região: Barreiras, Irecê, Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus (na Bahia); Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral (no Ceará); Caruaru, Serra Talhada, Petrolina e Vitória de Santo Antão (em Pernambuco); Caicó e Mossoró (no Rio Grande do Norte); Parnaíba (PI) e Campina Grande (PB). O MCom também concluiu 52% dos projetos relativos às redes metropolitanas.

A expectativa é que os projetos Norte Conectados e Nordeste Conectado levem internet a 24 milhões de brasileiros que vivem em localidades com baixo índice de conectividade.

Satélites de baixa órbita

Como parte do projeto de expandir o acesso à internet em áreas afastadas do Brasil, o governo federal procura uma parceria para viabilizar a disponibilização de uma rede de internet por satélite. O projeto faz parte do programa Wifi Brasil.

Por isso, o governo mantém contato com duas empresas: com a Starlink, empresa de Elon Musk que controla uma constelação de satélites em baixa órbita, e com a indiana Oneweb, que atua no mesmo setor. De acordo com Fábio Faria, o ministério realizou nesta terça-feira (21) uma reunião com o embaixador do Reino Unido para tratar desse assunto. A ideia é a internet por satélite sirva enquanto não houver internet por fibra ótica em todo país.

A meta é conectar 14,5 mil escolas rurais em 2022. 15 mil pontos já foram instalados em 2021.

ComunicaçõesInternetministério das comunicações

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais