Início » Consulta pública para debater trens de passageiros

Consulta pública para debater trens de passageiros

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaInfraestruturaMinistério da InfraestruturaNotíciasPolítica

O Ministério da Infraestrutura iniciou na quarta-feira passada um debate sobre transporte de passageiros por ferrovias, tendo aberto consulta pública para a elaboração de uma política para o setor. A iniciativa conta com a participação da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

O espaço para contribuições permanecerá aberto até 28 de janeiro no portal “Participa + Brasil”, que disponibiliza os documentos relativos à Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros. Após a coleta de contribuições, o ministério pretende propor um projeto de lei ao Congresso já no primeiro semestre de 2022.

Em paralelo, foi firmado convênio com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina para a entrega de um plano de desenvolvimento de trens de passageiros. O plano, que se destina a identificar ligações prioritárias e traçados possíveis, além de avaliar em caráter preliminar a viabilidade técnica e econômica desses trechos, deve ficar pronto até o fim de 2022.

O secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira, afirmou que a ideia do ministério é lançar as bases para que projetos de trens de passageiros possam ser discutidos com mais densidade no próximo governo.

Agora, explicou, o ministério concentra a atenção em ferrovias de carga e na ampliação da participação dos trilhos no modal de transportes. A ação do ministério levou à renovação antecipada dos contratos com as atuais concessionárias, que ficaram responsáveis por investir na melhoria de suas malhas e aplicar recursos nos projetos que o governo definir, de acordo com o modelo de investimento cruzado.

Houve novas concessões ferroviárias: a primeira parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia; e um trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Tocantins, Goiás e São Paulo. Após um século, estão de volta os investidores privados em ferrovias.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Ministério da Infraestrutura

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais