Início » Datafolha: Temas econômicos são as principais demandas do eleitor

Datafolha: Temas econômicos são as principais demandas do eleitor

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O instituto Datafolha divulgou hoje (17) quais são os principais problemas do país aos olhos dos eleitores. A saúde está em primeiro lugar (24%) seguido pelo desemprego (14%), economia (12%), fome/miséria (8%), educação (7%), inflação (7%), corrupção (4%), violência/segurança (3%), coronavírus/pandemia (2%) e administração/falta ou má administração (2%).

Conforme podemos observar, há uma preponderância dos temas econômicos e sociais na preocupação da opinião pública. Desemprego, economia, fome/miséria e inflação somam juntos 41%. Outro aspecto a ser destacado é que, mesmo com o controle da Covid-19, a saúde segue no topo das preocupações.

Para efeito de comparação, na pesquisa Datafolha realizada em setembro de 2018, a saúde também ocupava o topo das preocupações do eleitor (23%) seguido pela violência (20%), corrupção (14%), desemprego (14%), educação (12%) e economia (4%).

Em 2018, temas como corrupção e violência foram determinantes para alavancar a candidatura de Jair Bolsonaro, que foi o candidato que melhor apresentou soluções nesses temas para o eleitorado.

Hoje, faltando menos de um ano para a sucessão de 2022, os anseios do eleitorado beneficiam Lula, pois o ex-presidente tem uma trajetória política ligada aos temas sociais. Além disso, o bom desempenho da economia em seus dois governos ainda cativam uma parcela importante da população.


EconomiaPesquisa

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais