Início » Falta de acordo pode adiar votação da BR do Mar e Refis

Falta de acordo pode adiar votação da BR do Mar e Refis

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

Segue incerto se projetos importantes que estão na pauta do Plenário da Câmara serão votados nesta terça-feira (14). De acordo com o relator da PL do novo Refis, deputado André Fufuca (PP-MA) ainda não há acordo que garanta a votação hoje.

O mesmo se aplica ao PL da BR do Mar, de estímulo à navegação de cabotagem. Na última sexta-feira (10) o relator, deputado Gurgel (PSL-RJ), apresentou um relatório em que rejeita 8 mudanças feitas pelo Senado. Como o projeto começou a tramitar na Câmara, somente cabe aos deputados ratificar, ou não, as mudanças feitas pelos senadores. Contudo, foram apresentados 13 destaques que geram controvérsia. Em reunião na segunda-feira (13), a Casa Civil pediu que os destaques fossem retirados.

Um dos principais temas em debate é o prazo do Reporto, benefício que seria finalizado em 2020 para empresas operadoras do setor portuário, concessionárias de porto organizado, arrendatários de instalação portuária de uso público e empresas autorizadas a explorar instalação portuária de uso privativo misto ou exclusivo. A Câmara queria prorrogar o programa somente até o final de 2021, mas o texto aprovado pelo Senado opta por uma prorrogação até 31 de dezembro de 2023 para essas empresas. Três destaques apresentados na Câmara questionam essa mudança.

Também contribui para a incerteza o número de projetos relevantes que estão na pauta da Câmara. Com o texto-base aprovado na segunda-feira (13), o projeto do Novo Marco Ferroviário precisa ter os destaques votados antes de partir para sanção presidencial ou voltar para o Senado.

Também devem ser votado nesta terça-feira os trechos da PEC dos Precatórios que não foram aprovados pelos senadores.


André FufucaBR do Marnovo refis

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais