Início » Ferrovias: Câmara aprova texto-base do PL que estabelece modelo de autorização

Ferrovias: Câmara aprova texto-base do PL que estabelece modelo de autorização

A+A-
Reset
EconomiaPolíticaUrgente

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (13), o projeto de lei 3754/2021, que estabelece um novo marco legal para o setor ferroviário e facilita a atuação da iniciativa privada. A Câmara ainda precisa votar os destaques ao projeto, o que deve acontecer ainda nesta semana. Caso não sejam feitas alterações ao texto aprovado pelos senadores, o projeto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

O PL tem o objetivo de simplificar o processo para que as empresas privadas consigam operar ou construir ferrovias. Para isso, é criada a possibilidade de que as companhias operem em regime de autorização. Atualmente a exploração da malha ferroviária e a construção de trechos é feita por meio dos regimes de concessão ou permissão, processos que exigem licitação. Com o novo marco regulatório, não será necessário que o poder público faça um processo licitatório para decidir quem vai operar um trecho ferroviário. 

Como acontece hoje em terminais privados de portos, a União deverá apenas analisar e autorizar o projeto. Com o projeto, o governo mira nas chamadas “shortlines”, ou seja, ferrovias menores, normalmente construídas visando uma demanda específica — como o escoamento da produção de determinada região ou a entrega de insumos para determinada indústria.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já existem 35 pedidos de autorização aguardando a aprovação do novo marco ferroviário. A estimativa é que, se forem levados adiante, esses projetos resultem em mais 9 mil quilômetros de ferrovias, em um total de R$ 120 bilhões em investimentos. De acordo com Tarcísio, a expectativa é de que as ferrovias, que representam 20% dos modais brasileiros, dobrem sua presença em 15 anos, passando para 40%.

“Na autorização o investidor toma o risco de engenharia, pede para fazer um determinado trecho, ele constrói a ferrovia, opera a própria ferrovia em um regime regulatório muito mais simples”, explica o ministro.

Além de estabelecer regras para novas ferrovias, o projeto cria ainda mecanismos para revitalizar as ferrovias ociosas ou abandonadas no país.


FerroviasMarco das Ferrovias

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais