Início » Projetos sobre Refis, Ferrovias e BR do Mar ficam para a próxima semana

Projetos sobre Refis, Ferrovias e BR do Mar ficam para a próxima semana

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaNotíciasPolíticaPolíticas Públicas

À Arko Advice, o deputado André Fufuca (PP-MA), relator do projeto de lei que reabre o prazo de adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), conhecido como novo Refis, disse que, o texto será votado na próxima semana. A análise estava agendada para esta quinta-feira (9), mas a sessão foi encerrada por falta de quórum.

O texto corre em regime de urgência na Câmara dos Deputados, de acordo com o requerimento aprovado nesta quinta-feira (9). Vale lembrar que o relator do Refis pretende fazer mudanças no texto, o que forçaria o retorno da matéria ao Senado.

O Pert é um programa da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que foi realizado em 2017. O projeto foi apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com o intuito de ajudar as empresas afetadas pela pandemia da covid-19. Chamado de “novo Refis”, ele garante o parcelamento em até 188 vezes de dívidas com a União. Além disso, dá descontos que podem chegar a 90% dos juros e multas.

Na Câmara, Fufuca terá de modificar os prazos para a renegociação de débitos tributários e não tributários de empresas e pessoas físicas vencidos até 31 de agosto de 2021. Inicialmente, o projeto estabelecia que o programa seria reaberto até 30 de setembro de 2021.

Outro projeto que fica para a próxima semana é o Marco Legal das Ferrovias. O relator, deputado Zé Vitor (PL-MG) afirmou que, apesar da votação ter sido adiada por falta de quórum, o Marco deve ser votado “segunda ou terça-feira”, disse. Há também a BR do Mar, que define novas regras para a navegação de cabotagem. O texto ainda é negociado entre o relator, deputado Gurgel (PSL-RJ) e os setores afetados.

Ainda que os relatores se mostrem otimistas quanto a votação ainda em 2021, será preciso esforço para encaixar as votações na pauta da Câmara, que volta a discutir a PEC dos Precatórios.

A pauta do Congresso também vai estar cheia com as discussões finais do orçamento de 2022 e com a análise dos vetos, que precisa ser feita antes do recesso parlamentar.

Colaborou Daniel Marques Vieira


André FufucaBR do MarMarco Legal das FerroviasPEC dos precatóriosRefisRodrigo PachecoZé Vitor

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais