Início » Ipespe: Disputa em aberto pelo governo de SP

Ipespe: Disputa em aberto pelo governo de SP

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A pesquisa Ipespe divulgada hoje (03) no “Valor” mostra um cenário de indefinição na disputa ao Palácio dos Bandeirantes. Os ex-governadores Geraldo Alckmin, que deve sair do PSDB, e Márcio França (PSB), estão bem posicionados. No campo da esquerda, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL) também pontuam bem.

O mesmo ocorre com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Sem partido), que poderá ser o candidato do bolsonarismo. Além disso, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) tende a crescer e embolar ainda mais o jogo. E temos ainda um grande contingente de eleitores “sem candidato” (brancos, nulos e indecisos).

No primeiro cenário testado pelo Ipespe, Geraldo Alckmin lidera com 23% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Fernando Haddad com 19%. Guilherme Boulos registra 11% e está na terceira posição. Ele está tecnicamente empatado com Tarcísio de Freitas, que soma 8%. Rodrigo Garcia tem 3%. Brancos, nulos e indecisos somam 29%.

No segundo cenário, sem Alckmin e Haddad, Guilherme Boulos (PSOL) aparece na liderança com 23%. O ex-governador Márcio França (PSB) tem 19%. Tarcísio soma 10%. E Garcia tem 5%. Brancos, nulos e indecisos somam 42%.

No terceiro cenário, sem Alckmin e França, Fernando Haddad (PT) lidera com 27%. Boulos e Tarcísio dividem o segundo lugar com 13% das intenções de voto cada um. E Garcia tem 6%. Brancos, nulos e indecisos somam 41%.

O governo João Doria (PSDB) é avaliado positivamente (ótimo/bom) por 26%. Por outro lado, a desaprovação (ruim/péssimo) é de 37%. E outros 35% consideram o governo regular.

Conforme podemos observar, o cenário está em aberto em SP. A esquerda, caso consiga se unir, pode chegar ao segundo turno. Alckmin e França são fortes competidores. Rodrigo Garcia tende a crescer, assim como Tarcísio de Freitas.

Este cenário deve ficar mais claro a partir da definição do futuro político de Alckmin. Além de decidir sobre seu novo partido (PSD ou PSB), o ex-governador é cotado para vice do ex-presidente Lula.


Governo de São PauloSão Paulo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais