Início » Em encontro no Itamaraty, ministros brasileiros e sauditas tratam de oportunidades de investimento no Brasil

Em encontro no Itamaraty, ministros brasileiros e sauditas tratam de oportunidades de investimento no Brasil

A+A-
Reset
DestaqueInternacionalNotíciasPolítica

O ministro do Turismo brasileiro, Gilson Machado Neto, reuniu-se na última quinta-feira (25), no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita, príncipe Faisal Bin Farhan Al-Saud. Dentre os temas discutidos no encontro estavam as oportunidades de investimentos no Brasil e o fomento do turismo entre os dois países.

Para Machado Neto, a visita do príncipe é uma chance de incentivar a atração de mais turistas ao Brasil. Segundo o ministro, o príncipe teria ficado encantado com a receptividade e com o Brasil, como um tudo. O país possui belezas únicas no mundo e é necessário atrair mais e mais investimentos e turistas internacionais, incluindo os sauditas.

O príncipe Faisal Bin Farhan Al-Saud, ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita, enfatizou que o comércio bilateral entre as duas nações atingiu US$ 3,2 bilhões durante os primeiros oito meses de 2021 e que o país pretende investir ainda mais no Brasil. Segundo Al-Saud, a Arábia Saudita está trabalhando para aumentar o investimento conjunto e continuará trabalhando para atingir o objetivo de investir US$ 10 bilhões no Brasil através de diversas entidades.

O anfitrião do encontro, Carlos Alberto Franco França, Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, destacou que a Arábia Saudita é um parceiro tradicional do Brasil em várias áreas e que os dois países ainda têm muito potencial a ser explorado, inclusive no âmbito do turismo. De acordo com França existem muitas oportunidades de investimento, muitos pontos de coincidência, e uma parceria que se já é sólida encontra, no futuro breve, oportunidades ainda maiores de crescimento.

O príncipe Faisal Bin Farhan Al-Saud agradeceu a receptividade do governo e do povo brasileiros. Declarou estar feliz por ser o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita a realizar uma visita oficial ao Brasil a nível bilateral. Adicionou que esta foi sua primeira visita ao Brasil, mas tem certeza de que não será a última. Agradeceu ao governo do Brasil e aos brasileiros pela calorosa receptividade que recebeu.

Também presentes na reunião estiveram o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o almirante Flávio Viana Rocha; o secretário especial de Assuntos Estratégicos da Secretaria-Geral da Presidência da República, e o embaixador do Reino da Arábia Saudita em Brasília, Ali Abdullah Bahittam, e Marcelo Della Nina, embaixador do Brasil em Riad, capital da Arábia Saudita.

Anteriormente, no mesmo dia, Machado Neto também participou de uma videoconferência com o ministro do Turismo e Mídia da Arábia Saudita, Abdulaziz Akmulhem, para dar continuidade às tratativas iniciadas durante sua passagem pela Expo Dubai, neste mês, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, foram discutidas ações para aumentar o fluxo de turistas entre os países.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Arábia SauditaItamaraty

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais