Início » SP: Vitória de Doria fortalece Garcia
DestaquePolítica

SP: Vitória de Doria fortalece Garcia

A+A-
Reset

A vitória do governador de São Paulo (SP), João Doria (PSDB), nas prévias tucanas, além de alçá-lo a condição de principal líder nacional do partido, fortalece a pré-candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) ao Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2022. Como Doria irá se desincompatibilizar do cargo em abril do próximo ano para concorrer à Presidência da República, Garcia assumirá o governo de SP e concorrerá à reeleição no exercício do cargo.

Mesmo que ainda seja pouco conhecido do eleitorado paulista, tendo o controle da máquina administrativa, ganhará maior visibilidade a partir da entrega de obras do governo, o que tradicionalmente é acelerado em ano eleitoral.

Nas prévias do PSDB, assim como ocorreu em 2016 e 2018, João Doria confirmou sua capacidade de mobilização, tendo vencido a terceira prévia consecutiva – 2016 para prefeito, 2018 para governador e agora para presidente.

A vitória de Doria também marca uma transição política e geracional no PSDB, já que ele é uma liderança distinta dos líderes históricos do partido, o que provocou embates internos entre eles.

Apesar de Doria ter abandonado o discurso antipolítica a campanha de 2016, quando se elegeu prefeito de SP — naquela oportunidade, Doria usava a narrativa que “não era político” — a partir da campanha de 2018, ele tem um perfil totalmente distinto de líderes históricos do PSDB paulista como os ex-governadores Mário Covas, Franco Montoro, José Serra e Geraldo Alckmin.

Aliás, por falar em Alckmin, a vitória de Doria deve provocar, ainda, como efeito colateral, a saída de Alckmin do partido. Juntamente com Geraldo Alckmin, parte de seus aliados – prefeitos e deputados – também podem deixar o PSDB, fragilizando a legenda em SP.

Apesar dessas eventuais fissuras, o resultado das prévias nacionais do PSDB, as vitórias de 2016 (prefeitura da capital paulista) e 2018 (governo de SP) mostram que João Doria detém hoje o controle não apenas do PSDB paulista, como também avança sobre o diretório nacional do partido.

Mesmo contando com a antipatia da cúpula nacional da legenda e tendo poucos diretórios estaduais formalmente o apoiando nas prévias, Doria, através de uma campanha altamente profissionalizada – centrada em instrumentos de marketing político como a contratação de pesquisas quantitativas e qualitativas, trackings e mobilização da militância do PSDB, principalmente em SP, através da máquina partidária e das mídias sociais – e sua grande capacidade de mobilização venceu uma prévia que até duas semanas atrás era considerada como perdida.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais