Início » PoderData: Polarização Lula x Bolsonaro se mantém, mas Moro é competitivo
DestaquePolítica

PoderData: Polarização Lula x Bolsonaro se mantém, mas Moro é competitivo

A+A-
Reset

A nova pesquisa do PoderData divulgada hoje (24) mostra que mesmo com a entrada do ex-ministro Sergio Moro (Podemos) na sucessão, a disputa permanece polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT). No entanto, Moro mostra competitividade no segundo turno.

No primeiro cenário testado, Lula aparece com 34% das intenções de voto. Bolsonaro está em segundo lugar com 29%. Moro fica em terceiro, com 8%. Ele está tecnicamente empatado com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que somou 7%, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que aparece com 5%. O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) tem 3%. O senador Alessandro Vieira (Cidadania) e Cabo Daciolo (Brasil 25) aparecem com 2%, cada um. Brancos, nulos e indecisos somam 9%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No segundo cenário testado, o quadro é muito similar. Lula lidera com 36%. Bolsonaro registra 27%. Em seguida aparecem Moro (8%) seguido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que soma 5%. Um pouco atrás de Leite estão Daciolo (3%), Mandetta (2%) e Vieira (1%). Brancos, nulos e indecisos somam 8%.

Lula venceria rivais no 2º turno

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os potenciais adversários: Bolsonaro (54% a 31%), Moro (48% a 31%), Doria (47% a 24%), Leite (50% a 20%) e Pacheco (31% a 14%).

Apesar da vantagem do ex-presidente nas simulações de segundo turno, vale registrar que a distância de Lula sobre Moro (17 pontos percentuais) é menor que num enfrentamento contra Bolsonaro (23 pontos).

Mesmo que nas simulações de primeiro turno Lula tenha apenas um pouco mais que o eleitorado cativo do PT (30%), no segundo turno o ex-presidente atrai o maior percentual do eleitor de centro.


Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais