Início » Senado: PEC dos Precatórios será apreciada na próxima terça-feira (30) na CCJ

Senado: PEC dos Precatórios será apreciada na próxima terça-feira (30) na CCJ

A+A-
Reset
EconomiaPolíticaPolíticas PúblicasUrgente

A PEC dos Precatórios deve ser debatida e votada na próxima terça-feira (30), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, após pedido de vista coletivo concedido pelo presidente Davi Alcolumbre (DEM – AP), nesta quarta-feira (24). O relator da matéria Fernando Bezerra Coelho (MDB – PE) apresentou o parecer durante reunião extraordinária da Comissão.

Entre as mudanças estão a insituição do Auxílio Brasil como um programa permanente; a destinação dos recursos provenientes do espaço fiscal a ser gerado para o novo programa de assistencia social e despesas relacionadas ao salário mínimo; e a criação de uma comissão mista com apoio do CNJ para realizar uma auditoria dos precatórios no prazo de 12 meses após a promulgação da PEC.

Há também dois pontos relacionados ao Fundef. O primeiro deles, especifica o cronograma de pagamento dos precatórios do Fundef para cada ano. Sendo que a primeira parcela, de 40%, deve ser paga até 30 de abril; a segunda, de 30% até 31 de agosto e a última, também de 30% até 31 de dezembro. A preocupação dos governadores e prefeitos era de que o governo decidisse empurrar a quitação dessas proporções de forma discricionárias, ao fim do ano. A segunda mudança, diz respeito aos profissionais do magistério. O texto prevê a destinação de 60% dos recursos do Fundef aos professores, no entanto, em forma de abono, não de reajuste salarial.

O texto também antecipa para 2 de abril o prazo para que sejam apresentados os precatórios para a inclusão no orçamento do ano seguinte. O objetivo é que o projeto de lei de diretrizes orçamentárias, possa prever em seu anexo de riscos fiscais o montante a ser autorizado para pagamento no exercício seguinte. A legislação atual determina a inclusão dos valores necessários para o pagamento dessas obrigações até 1° de julho de cada ano.

Polêmica

Uma mudança, que tem gerado preocupações é a dispensa da necessidade de especificação de uma fonte de recursos para a criação, expansão ou aperfeiçoamento do Auxílio Brasil. A medida dribla a lei de responsabilidade fiscal.

Tramitação

Após passar na CCJ, o texto deve seguir para ser apreciada no Plenário da Casa e, em seguida, retornar para a Câmara dos Deputados para nova aprovação. No entanto, estuda-se a possibilidade fatiamento da matéria. “Ele (Rodrigo Pacheco) poderá promulgar a parte que for aprovada em comum nas duas Casas. Está tudo dentro dos prazos para pagar (o benefício mais robusto) antes do Natal”, explicou o relator.

Saiba mais

Precatórios: relator altera texto para evitar que espaço fiscal seja desvirtuado

Precatórios: PSD quer adiamento da análise na CCJ do Senado

Auxílio BrasilDavi AlcolumbreFernando Bezerra CoelhoFundefPEC dos precatórios

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais