Início » Cai alíquota de importação para geração de energia limpa
DestaqueMinistério da EconomiaNotíciasPolítica

Cai alíquota de importação para geração de energia limpa

A+A-
Reset

O governo reduziu as alíquotas do imposto de importação que incidem sobre itens usados na produção de energia tendo me vista fomentar fontes mais limpas e reduzir o custo de produção e de comercialização de eletricidade. A medida, aprovada na quarta-feira pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia, deve ser publicada esta semana no Diário Oficial.

A medida permitirá redução da alíquota do imposto de importação aplicável para: painéis solares de 12% para 6%; determinados tipos de bateria de lítio, de 18% para 9%; conversores de corrente contínua baixa, de 14% para 7%; e reatores nucleares, de 14% para zero.

“Em linha com os compromissos do país na área ambiental, o governo segue empenhado em utilizar todos os instrumentos disponíveis, inclusive os de gestão tarifária da política comercial brasileira, para adotar iniciativas com o objetivo de reduzir o custo da energia”, declarou, em nota, a secretária executiva da Camex, Ana Paula Repezza.

Leilão em dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira passada, o edital de mais um leilão para a contratação de energia proveniente de usinas termelétricas novas e já existentes, com início de suprimento em 2026 e 2027. O certame está previsto para o dia 21 de dezembro e o contrato com os vencedores será de 15 anos.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 132 projetos para o leilão, totalizando 50,6 mil MW de potência, dos quais 47 mil MW provêm de termelétricas a gás natural e 9,3 mil MW de empreendimentos já existentes, ou seja, usinas que se encontram em operação comercial.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais