Início » Precatórios: relator altera texto para evitar que espaço fiscal seja desvirtuado

Precatórios: relator altera texto para evitar que espaço fiscal seja desvirtuado

A+A-
Reset
EconomiaNotíciasPolíticaPolíticas PúblicasUrgente

Para garantir o apoio de senadores à PEC dos Precatórios, o relator, Fernando Bezerra Coelho, anunciou que vai acatar uma emenda para vincular o espaço fiscal a ser aberto ao Auxílio Brasil e a despesas relacionadas ao valor do salário mínimo, à desoneração da folha de pagamentos e uma série de outros gastos.

De acordo com o senador, com a proposta, a Casa pretende impedir que haja desvirtuação do espaço fiscal gerado. Se aprovado, o texto passa a garantir que os valores sejam destinados às despesas previdenciárias, os benefícios de prestação continuada, os mínimos constitucionais para saúde e educação; as transferências para os demais poderes, como o poder judiciário, Ministério Público Federal e Defensoria Pública; além do financiamento para o pagamento da desoneração da folha de pagamento.

O relator apresentou ainda outras cinco cinco alterações que estarão presentes em seu texto que deve ser apresentado nesta quarta-feira (24). Um deles é a garantia do Auxílio Brasil como benefício permanente.

Outro ponto é a criação de uma auditoria para avaliação dos Precatórios após 12 meses da promulgação da PEC. A inspeção deve ocorrer por meio de uma comissão mista e com colaboração do CNJ. “Não se quer questionar decisões judiciais. O que se quer é fazer uma avaliação sobre a gestão dos Precatórios, disse o relator.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) também será abordado neste novo texto. De acordo com o senador, será proposta uma mudança nas regras para pagamentos de precatórios do Fundo de forma que os professores sejam beneficiados com um abono, não reajuste salarial.

A redação também contará com um detalhamento da programação sobre o desembolso do pagamento dos precatórios do Fundef que será feito em três parcelas (uma de 40% e duas de 30%). De acordo com o relator, a falta de definição vinha causando insegurança em governadores que temiam que o pagamento fosse feito de forma discricionária, ao fim do ano. Além disso, haverá um ajuste redacional em relação a utilização de precatórios e direitos transitórios de terceiros que não ficou claro no texto que veio da Câmara.

Veja a esquematização dos pontos:

1- Tornar o Auxílio Brasil uma política pública permanente;
2- Vinculação dos recursos do espaço fiscal ao Auxílio Brasil e às despesas relacionadas ao salário mínimo (despesas previdenciárias, saúde; educação, desoneração da folha de pagamentos e outros);
3- Auditoria dos precatórios que será feito por comissão mista;
4- Pagamento dos precatórios do Fundef em forma de abono salarial para os professores;
5- Detalhamento da programação sobre o desembolso do pagamento dos precatórios do Fundef que será feito em três parcelas (uma de 40% e duas de 30%)
6- Ajuste redacional em relação a utilização de precatórios e direitos transitórios de terceiros que não ficou claro no texto que veio da Câmara.

Votos

Inicialmente, o senador disse que acredita que o texto deve alcançar entre 51 e 53 votos. “Mesmo com a leitura do relatório estaremos abertos para eventuais sugestões para que no dia 30 a gente possa ter uma aceitação maior”, disse Fernando Bezerra Coelho.

Auxílio BrasilFernando Bezerra CoelhoFundefPEC dos precatórios

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais