Início » Doria e Virgílio defendem prévias e pregam ‘desbolsonarização’ do partido

Doria e Virgílio defendem prévias e pregam ‘desbolsonarização’ do partido

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

Em coletiva na tarde desta terça-feira (23/11), os pré-candidatos João Doria (SP) e Arthur Virgílio (AM) afirmaram que as prévias do PSDB serão concluídas até domingo (28). Sem a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Doria e Virgílio defenderam a eleição interna da sigla e fizeram críticas à “bolsonarização” do partido. 

O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, afirmou que “ninguém vai deter as prévias” e o resultado sairá domingo ainda que tenha “esperneio”. Doria concordou com o colega de partido e disse que domingo é o “prazo limite” para a definição. Depois de um problema no aplicativo de votação, que revelou dados dos cadastrados, as prévias do PSDB foram suspensas.

Com um novo aplicativo e outra empresa de tecnologia para apoiar o processo, os tucanos aguardam um teste para confirmar a nova data da votação. Para Virgílio, as prévias do PSDB precisam ser aperfeiçoadas. O pré-candidato disse que acredita serem normais os conflitos entre candidatos, mas apenas em relação aos programas de governo.

“Eu quero dizer que eu entendo que o PSDB está fazendo um grande esforço para se unir, para acabar com esse jogo menor. O que eu não entendo é alguém estar tentando boicotar uma coisa tão boa para o partido, para a democracia e para o Brasil, como exemplo para os outros partidos como as prévias”, disse. “Acredito que a partir de agora ainda possa haver esperneios, mas não acredito que ninguém mais possa deter a marcha dessas prévias até no máximo domingo (28)”, acrescentou.

Leite pede que seja investigada a possibilidade de fraude na votação. Ele acredita na possibilidade de um ataque de hackers no aplicativo de votação. Querendo amenizar o clima de divisão no partido, Virgílio afirmou que Leite não deve sair do PSDB, independente do resultado das eleições. Segundo ele, o governador sulista é um “tucano com muito potencial” e que preza pela sigla, assim como ele. Leite é filiado ao PSDB desde os 16 anos.

Principal adversário de Leite, Doria disse que as críticas que recebeu fazem “parte da juventude do Eduardo”. “E ele tem o meu perdão. Há um bom aprendizado que a derrota traz. Não me faz ter um julgamento negativo em relação ao Eduardo”, afirmou. Sobre a acusação de compra de votos, o governador de São Paulo disse que não levou o tema em consideração. “Se houvesse isso, o candidato e aqueles que o apoiam teriam formulado da maneira correta para a investigação”, concluiu.

Bolsonarismo no partido

Virgilio também alfinetou parlamentares do partido que se alinham ao governo Bolsonaro. “É muito complicado restaurar um partido se a gente tenta as prévias e elas não dão certo, se a gente tem esse problema de corpos estranhos dentro do partido, de bolsonaristas”, lamentou. “Não tenho nada contra os bolsonaristas, lá fora podem ser o que quiserem, mas aqui dentro não”, disse.

Ele voltou a pedir que a ala bolsonarista da bancada do PSDB deixe o partido. “Vai lá pro PL, do Costa Neto. A gente até faz uma carta dizendo: ‘pega que o rapaz é bom'”. No domingo, Virgílio lamentou o apoio dado a Bolsonaro pela bancada tucana no Congresso e culpou Aécio Neves pelo comportamento do partido. “Nós temos uma bancada que tem se comportado como bolsonarista ao longo das votações mais relevantes”, disse. “Eu considero o PSDB um caminhão carregado de maçãs boas, mas tem uma que está estragando bastante as outras: Aécio Neves”, acrescentou.

Na segunda-feira (22), o deputado federal Aécio Neves encaminhou uma nota à CNN Brasil, rebatendo críticas feitas por Arthur Virgílio. No texto, Aécio classifica o senador como “laranja do Doria”. “Faz muito tempo que o Arthur Virgílio se transformou numa figura pouco relevante no PSDB, onde ninguém o leva muito a sério. Em 2018, já tínhamos visto esse filme, quando, sem qualquer apoio, se declarou candidato contra Alckmin em troca de alguma visibilidade, e, ao final, saiu desferindo ataques violentos ao candidato e ao partido”, disse Aécio. 

Ele também classificou a versão de que quer levar o PSDB para o Centrão como “falsa narrativa”. Segundo ele, foi criada para desqualificar seu apoio a Eduardo Leite. “O que eu e vários companheiros  do PSDB queremos é uma candidatura forte na terceira via que possa aglutinar outras forças da sociedade. E eu, sinceramente, não consigo enxergar no governo Doria esse nome”, afirmou. 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Aécio NevesArthur VirgílioEduardo Leiteeleições 2022João DoriaPrévias do PSDB

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais