Início » Brasil estaria na posição 65 do Doing Business se ranking ainda existisse, aponta estudo do governo
DestaqueEconomiaPolítica

Brasil estaria na posição 65 do Doing Business se ranking ainda existisse, aponta estudo do governo

A+A-
Reset

Depois do Banco Mundial decidir descontinuar o índice Doing Business, o Ministério da Economia publicou um estudo que mostra como o Brasil estaria posicionado no ranking caso ele ainda existisse. O documento apresenta as iniciativas e resultados obtidos pelo Governo Brasileiro em relação à modernização do ambiente de negócios, tendo como referência o Relatório Doing Business, publicado pelo Banco Mundial. O Brasil estava na classificação 124 de 190 países, mas nunca figurou as 100 melhores nações ranqueadas. A conclusão da Secretaria-Geral da Presidência é de que o Brasil teria passado para a posição 65.

O compromisso do presidente Jair Bolsonaro era de colocar o país entre as cinquenta melhores economias para se fazer negócios no mundo até o fim de seu mandato. A ideia era aproveitar da visibilidade e da aceitação mundial do documento como uma ferramenta de divulgação da imagem e atração de investimentos.

Quando o Banco Mundial descontinuou, em setembro, a divulgação do documento internacionalmente, acabou também retirando do governo brasileiro um dos principais índices usados na medição da efetividade das políticas econômicas.

A Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República (Seme/SG) coordenou as iniciativas e acompanhar ações e projetos com capacidade para impactar nos temas relacionados a rankings como esse, com a construção de dez Grupos Temáticos de Ação (GTA), formados por especialistas em cada tema. Além de coordenar os GTAs, a Seme promoveu eventos direcionados aos profissionais que atuavam ou estavam envolvidos com os indicadores e processos do ambiente de negócios.

De acordo com o governo, o encerramento do relatório corrobora com os sinais de que certas melhorias e reformas no Brasil não eram refletidas no ranking. Por exemplo, entre 2020 e 2021, o governo brasileiro implementou várias ações para modernização do ambiente de negócios que elevariam a pontuação do Brasil no ranking em 3,8 pontos.

Em comunicado, a Secretaria-Geral defendeu que, mesmo com o fim do relatório, o Brasil permanecerá com compromisso de modernizar o ambiente de negócios, cumprindo os objetivos definidos na Política Nacional de Modernização do Estado, o Moderniza Brasil, estabelecida no Decreto 10.609/2021, e executando os planos de ação definidos.

Além do Doing Business, o país utiliza outros índices internacionais para avaliar o ambiente de negócios, estando em fase de pactuação com órgãos parceiros, os Memorandos de Entendimento com definição das metas para o aumento da pontuação e posição brasileira no Índice de Competitividade Global publicado pelo Fórum Econômico Mundial e quanto ao Índice de Liberdade Econômica realizado pelo Instituto Fraser.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais