Início » Por Bolsonaro, lideranças do PL abrem mão de alianças

Por Bolsonaro, lideranças do PL abrem mão de alianças

A+A-
Reset
NotíciasPolíticaUrgente

A reunião do diretório do Partido Liberal (PL), realizada nesta quarta-feira (17/11), em Brasília, serviu para alinhar o partido para receber o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com as lideranças, por unanimidade, a sigla resolveu dar “carta branca” ao presidente Valdemar Costa Neto para negociar diretamente com Bolsonaro.

Tema de debate, as indicações para candidaturas nos Estados em 2022 serão discutidas individualmente. Mas o senador Wellington Fagundes (PL-MT), declarou que “dificilmente” o partido se coligará a siglas adversárias de Bolsonaro em 2022. Nos bastidores, comenta-se que apesar da resistência dos Estados do nordeste a essa decisão, o alinhamento é claro e os membros que não estiverem de acordo, devem deixar o partido em breve.

No Piauí, onde o partido tem como presidente o deputado estadual Fábio Xavier, a proximidade da sigla com o Partido dos Trabalhadores (PT) é clara. Xavier foi secretário das Cidades na gestão do petista Wellington Dias (PT-PI), atual governador do Estado.

O senador Jorginho Mello (PL-SC), apoiador de Bolsonaro, afirmou que no partido o clima com a filiação do presidente é de apoio unânime. “O partido entrega procuração ao presidente Valdemar para que ele trate com o presidente Bolsonaro. Todo mundo vai receber o presidente de braços abertos”, declarou.

Outro estado que causa divergência é São Paulo. No reduto tucano o PL havia firmado acordo para apoiar a candidatura de Rodrigo Garcia, do PSDB, partido que forma oposição ao governo. Agora, o cenário deve mudar. “A decisão do partido é que o presidente Bolsonaro terá apoio do PL em São Paulo com candidato do próprio partido ou uma coligação”, disse o senador Wellington Fagundes.

Nenhum presidente regional ligado à esquerda falou com a imprensa em nome do partido. A nova data da filiação, marcada anteriormente para 22 de novembro, não foi definida.

Assim, as divergências regionais serão definidas caso a caso e, na prática, serão definidas por Jair Bolsonaro. O líder do PL no Espírito Santo e forte aliado do presidente, Magno Malta, afirmou que a reunião foi importante para ajustar os detalhes da chegada de Bolsonaro à sigla.
“Deveria ter acontecido antes”, disse Malta. “O PL não apoiará a esquerda em lugar nenhum”. Segundo o ex-senador, ele não conversou com o presidente ainda sobre as decisões tomadas na reunião.

De acordo com comunicado divulgado pelo partido na noite desta quarta-feira, o PL “está pronto e alinhado para receber o presidente Jair Bolsonaro em todos os Estados”. Também informa que o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, “tem carta branca para conduzir e decidir sobre a sucessão presidencial e a filiação do presidente da República”.

Bolsonaro está em viagem diplomática no Qatar e ainda não se pronunciou sobre o tema.

Divergências

O deputado Marcelo Ramos, vice-presidente da Câmara dos Deputados, é contrário à filiação de Bolsonaro ao partido. Em conversa com a Arko na terça-feira (16), o deputado não dispensou a possibilidade de sair do partido caso a filiação ocorra. “Meu desejo é continuar no partido, mas se ele se filiar vou ter que discutir os termos da minha permanência”, disse.

Saiba mais

PL debate amanhã (17) filiação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro suspende filiação ao PL


Cliente Arko fica sabendo primeiro

filiação de Bolsonaro ao PLJair BolsonaroPartido LiberalPLValdemar Costa Neto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais