Início » Precatórios: PEC alternativa aguarda convocação da CCJ

Precatórios: PEC alternativa aguarda convocação da CCJ

A+A-
Reset
Notícias

Na avaliação do senador Álvaro Dias (Podemos – PR), líder do partido na Casa, a PEC alternativa à PEC dos Precatórios tem potencial de conquistar apoio mesmo entre senadores governistas. 

“Eu não acredito que o governo consiga os 49 votos para aprovar a PEC da forma como chegou da Câmara. Se há uma proposta completa, que assegura inclusive a política de transferência de renda, de forma permanente e não transitória e com fontes de recursos bem definidas, eu não acredito que com boa fé o governo rejeite. O governo vai insistir na proposta da Câmara se estiver motivado por interesses eleitoreiros e nós não compactuamos com isso. Então vamos fazer a nossa resistência”, disse à Arko.

Segundo ele, o partido está alinhado e fechou questão em defesa da proposta apresentada nesta quarta-feira (10), que aguarda convocação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Um dos autores da PEC alternativa, senador Oriovisto Guimarães (Podemos – PR), disse à Arko que a proposta apresenta uma solução para viabilizar o Auxílio Brasil sem prejudicar quem precisa receber os precatórios. 

“A PEC é o resultado de 20 e poucos dias de trabalho e acho que propõe uma solução, que resolve o problema da fome, não quebra teto de gastos, não dá calote em precatórios. É uma solução que está dentro das normas que estão aí. E acaba com aquela disputa de emenda de relator, de tratoraço, de todas aquelas coisas e obriga o governo a ter transparência com todas as emendas daqui para frente”, disse Oriovisto que é vice-líder do partido no Senado.

“(O texto também) demonstra os recursos para pagar R$400 por mês para todos os 17 milhões que o governo quer, com um detalhe: é um programa permanente, um programa de estado, não um programa de governo”, acrescenta. 

Para o senador, mesmo que a PEC dos Precatórios enviada pelo Executivo continue a tramitar, ela não deve passar pelo Senado sem alterações.

Alternativa 

A PEC 40/21, que é a proposta do Podemos como alternativa à PEC dos Precatórios, sugere que o Auxílio Brasil seja custeado em 2022 com o valor de 50% das emendas individuais de todos os parlamentares e 50% das emendas de todas as bancadas e ainda eventuais sobras de recursos oriundas de emendas de erros e omissões. O texto também sugere que as emendas de relator, o chamado “orçamento secreto”, sejam limitadas a 0,5% das Receita Corrente Líquida.

Precatórios
A PEC 23/21, referente ao pagamento dos Precatórios, foi aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, depois de intensas negociações. A única alteração que ocorreu no texto foi a retirada do dispositivo que permitia ao governo contornar a “Regra de Ouro”, após aprovação de destaque apresentado pelo Partido Novo. 

Saiba mais 

Precatórios: Senado ainda discute se aceita mudanças no teto de gastos

Auxílio Brasil: Senadores defendem PEC alternativa que protege teto de gastos 

Alvaro DiasAuxílio BrasilOriovisto GuimarãesPEC dos precatóriosSenadoTeto de gastos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais