Início » Precatórios: Senadores não tem certeza sobre aprovação da PEC na Casa

Precatórios: Senadores não tem certeza sobre aprovação da PEC na Casa

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (10/11) a proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que prorroga o pagamento de dívidas judiciais, altera o teto de gastos e abre espaço orçamentário para pagamento do Auxílio Brasil, o sucessor do Bolsa Família. Agora, o projeto segue para o Senado.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (União Brasil), afirmou que a votação do texto deve acontecer no dia 24 de novembro. Segundo ele, o desejo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), é que a proposta tramite pela CCJ e depois vá ao Plenário.

A proposta deve enfrentar resistências no Senado. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que a bancada do Podemos na Casa discute apresentar uma nova PEC para que o Auxílio Brasil seja garantido sem furar o teto de gastos. A ideia é que o auxílio seja bancado com verba de emendas parlamentares, com foco nas emendas de relator, que permitem aos deputados opinarem ou influenciarem na alocação de recursos públicos.

Vale lembrar que o Senado aprovou na terça-feira (9/11) uma Proposta de Emenda à Constituição que inclui renda básica para pessoas de baixa renda como direito social. Agora, o texto segue para a Câmara e vai precisar do apoio de 308 deputados para ser aprovado.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), avalia que o texto da PEC dos Precatórios melhorou com as emendas que foram aprovadas pela Câmara dos Deputados, principalmente em relação à regra de ouro dos gastos públicos, ferramenta que está na Constituição e impede que o Executivo faça dívidas para pagar despesas como salários e aposentadorias. Libera os recursos do Orçamento apenas para investimentos.

Para Alencar, um posicionamento favorável vai depender de como o texto a ser negociado vai tratar o Auxílio Brasil e as dívidas dos municípios. A expectativa é de que o presidente do Senado se pronuncie em breve sobre os rumos do texto na Casa.

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado, será o relator da PEC. Em entrevista na tarde desta quarta-feira (10), ele informou que seu relatório deverá ser examinado na CCJ entre os dias 23 e 24. No Plenário pode ficar para a semana seguinte.

Líder do governo no Senado, Bezerra afirmou que seu desejo é de que a PEC dos Precatórios vá direto ao Plenário. “Mas houve uma demanda de Davi Alcolumbre para que passasse primeiro na CCJ. Como nosso objetivo é criar um ambiente de entendimento para que, mesmo não sendo uma matéria consensual, não nos opomos a que ela passe na CCJ antes do Plenário”, disse.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Auxílio BrasilFernando BezerraPEC dos precatóriosSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais